Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 26 de abril de 2024.
09/05/2018 - 18h29m

Agroindustrialização do leite aumenta ganhos para o produtor

Welcton de Oliveira/Governo do Tocantins 
Foto: Manoel Júnior/Governo do Tocantins

A cadeia produtiva de leite no Tocantins vem crescendo e profissionalizando a cada ano. Na Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins 2018), que ocorre no Centro Agrotecnológico de Palmas, empresas de tecnologia especializadas no segmento de leite apresentam diversas novidades desde material genético a equipamentos de ordenha e processamento do produto.

No estande da pecuária, o empresário Marcos Rosa e Silva expõe máquinas de ordenha e tanques de resfriamento, equipamentos que, segundo ele, são fundamentais para a agroindustrialização do leite. "São equipamentos com custos baixos, mas capazes de oferecer maior rendimento na produtividade de até 15%", disse ele, acrescentando que uma das vantagens da ordenha é a facilidade de manuseio do equipamento por qualquer pessoa.

Produtores rurais e estudantes estão recebendo, na Agrotins, informações sobre processamento, higienização e inspeção de toda cadeia do leite. "O processamento do leite começa na preparação da ordenha, por isso é fundamental o uso da ordenhadeira e dos tanques de resfriamento, pois são eles que vão garantir a qualidade e os ganhos econômicos na produção", afirmou Marcos Rosa.

Em Palmas, um caso prático que vem dando certo é o do pequeno agricultor Itamar Rodrigues Toledo, que investiu na criação de gado leiteiro, e montou na propriedade uma pequena indústria de queijo com registro no Serviço de Inspeção Municipal (SIM). Segundo ele, o projeto nasceu após perceber que se investissem na industrialização do produto os lucros poderiam aumentar. "Ainda utilizamos ordenha mecânica, porque nossa produção é pequena. São apenas 350 litros de leite/dia, mas investimos em outros equipamentos para a fabricação do queijo, que tem garantido margem de lucros de 20%", comemorou.

"A agroindústria está cada vez mais próxima do produtor rural, e nós temos que aproveitar toda tecnologia existente para aumentar a produtividade, por isso, trabalhamos com animais selecionados. Nosso próximo passo, na propriedade, é o desenvolvimento e a comercialização de material genético", destacou Itamar.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente