Agropecuaristas cobram tamanho único para reserva legal e fim do Funrural - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 19 de abril de 2024.
11/05/2017 - 18h25m

Agropecuaristas cobram tamanho único para reserva legal e fim do Funrural

Do Portal CT 
Foto: Koró Rocha
Olyntho [extrema direita] informou aos produtores que pediu a criação de comissão para criar Código Estadual
Olyntho [extrema direita] informou aos produtores que pediu a criação de comissão para criar Código Estadual

O presidente da Assembleia Legislativa, Mauro Carlesse (PHS), e o deputado estadual Olyntho Neto (PSDB), receberam nesta quarta-feira, 10, presidentes de sindicatos e agropecuaristas. A pauta da reunião foram o Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural (Fundo de Assistência ao Trabalhador Rural) e o Código Florestal. A categoria reivindica o fim da cobrança do Funrural, que atualmente é de 2,4% sobre a receita bruta dos produtores; e que seja fixado em 35% o tamanho único da reserva legal, prevista atualmente oscila entre 35% e 80%, dependendo da atividade e do tamanho da propriedade.

Por iniciativa do deputado Olyntho Neto, a Assembleia Legislativa irá instalar uma comissão especial para elaboração do Código Florestal do Tocantins. O grupo será composto por seis parlamentares e deverá concluir seus trabalhos até o dia 31 de dezembro deste ano. "A comissão especial irá desenvolver um estudo minucioso com o levantamento detalhado das questões ambientais e as atividades que afetam diretamente o meio ambiente no Estado", antecipou o tucano.

Segundo a assessoria do deputado, Olyntho ressaltou a importância do agronegócio para o desenvolvimento. "Nosso Estado, assim como o Brasil, tem na agropecuária a base de sua economia, além disso, com regras claras, consolidaremos nosso potencial como uma das últimas fronteiras agrícolas do Brasil. Vamos gerar mais empregos, renda, atrair novos investimentos, e com isso, desenvolver com responsabilidade os quatro cantos do nosso querido Tocantins", afirmou.

Para o parlamentar tucano, existe a necessidade de uma legislação que normatize essas atividades e que esteja identificada com a realidade de cada Estado. "O Código Florestal não é uma garantia apenas de preservação ambiental. � também uma ferramenta importante para que nós saibamos utilizar nosso potencial agropecuário e de exploração do potencial mineral, por exemplo. Somente um estudo detalhado e responsável poderemos garantir sustentabilidade a longo prazo", explicou Olyntho.

Após ouvir os argumentos do grupo, Olyntho Neto se propôs a analisar as reivindicações. No entanto, o parlamentar tucano ressaltou a necessidade de agendar uma reunião também com os deputados federais e senadores para que as solicitações sejam apresentadas a eles. O presidente Mauro Carlesse concordou com a proposta e se dispôs a fazer gestão junto à bancada federal do Tocantins.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente