Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 28 de março de 2024.
09/05/2018 - 18h19m

Agrotins mostra esmagadora sustentável de grãos a produtores e visitantes

Elmiro de Deus/Governo do Tocantins 
Foto: Manoel Júnior/Governo do Tocantins
A esmagadora de soja, que é uma invenção da empresa Zaamp do Estado do Paraná, permite a extração do farelo, produto para alimentação humana e animal
A esmagadora de soja, que é uma invenção da empresa Zaamp do Estado do Paraná, permite a extração do farelo, produto para alimentação humana e animal

O tema da Agrotins 2018, Agroindústria Sustentável, incentiva a apresentação das novidades do setor para pequenos, médios e grandes produtores rurais. Um exemplo é a esmagadora de soja para farelo e óleo com alto padrão de qualidade da empresa Zaamp. A feira teve início na terça-feira, 8, e segue até o sábado, 12, no Centro Agrotecnológico de Palmas.

A esmagadora de soja, que é uma invenção da empresa Zaamp do Estado do Paraná, permite a extração do farelo, produto para alimentação humana e animal. Além da soja, a máquina esmaga oleaginosas como mamona, girassol, amendoim, linhaças, entre outras.

De acordo com o representante comercial da empresa, Zaqueu Galvão, a esmagadora é altamente eficiente e sustentável, pois possibilita a agregação de valor ao produto. "O processamento do farelo para produzir a ração animal, reduz o custo em 10 a 30%, elevando a absorção de nutrientes em até 20% na alimentação", ressaltou.

O sistema de moagem garante maior produtividade e diminuição do consumo de energia, o atrito é feito sementes/sementes o que gera uma diminuição de energia.

O óleo bruto, extraído a frio do equipamento, contém todas as propriedades, mantendo-o in natura. Com isso, esse produto pode ser utilizado para formulação de rações, na agricultura (pulverização), na indústria  de cosméticos (sabão) e para produção de biodiesel.

Já o farelo é rico em proteína, sendo a melhor opção para enriquecer, com altos teores de proteína, a ração de animais, fortalecendo a produção bovina, suína e avícola.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente