Tribuna do Interior

Tocantins, quarta-feira, 24 de abril de 2024.
15/06/2022 - 22h15m

Ainda em comemoração pelo título número 1 do Tocantins e 2 no Brasil prefeitura de Lavandeira realiza dia da saúde mental dos servidores

Por Rodrigues di Sousa 
Foto: Rodrigues di Sousa
  • Manoel Junior de Oliveira, que falou da importância de preservar a saúde do corpo e da mente com hábitos saudáveis
  • Doutoranda Háreli Fernanda Garcia Secchim, do Instituo Recriar Vidas e Psicóloga da UTF que palestrou sobre a saúde mental dos servidores
  • enfermeira Bruna Gontijo, coordenadora da Atenção Básica do município, ressaltou a preocupação de sua equipe na promoção da saúde dos servidores
  • Salão paroquial foi a sede desse grande encontro de aprendizado sobre saúde mental dos servidores públicos municipal e estadual

A prefeitura de Lavandeira através da Secretária Municipal de Saúde, realizou na noite desta terça-feira 14 de junho, o dia D da saúde mental dos servidores públicos municipal e do Estado no município.

O evento realizado com o Salão Paroquial lotado, teve a participação do professor de funcional Manoel Junior de Oliveira, que falou da importância de preservar a saúde do corpo e da mente com hábitos saudáveis, e pela doutoranda Háreli Fernanda Garcia Secchim, do Instituo Recriar Vidas e Psicóloga da UTF que palestrou sobre a saúde mental dos servidores.

Manoel Junior de Oliveira ensinou que, "não tem como você viver bem, sem traçar meta para se cuidar, mesmo que você tente mudar seus hábitos, não se pode querer fazer isso de uma vez pra outra, inicia com um pouquinho e aos poucos você vai aumentando até alcançar sua meta", explica. Não tem como você está bem da saúde do corpo, se você não se sentir bem psicologicamente. "É preciso está bem de corpo e de mente", ensina. Manoel Junior é instrutor de funcional em Combinado e professor da Escolinha de Futebol Nova Geração em Lavandeira, que tem como principal parceira a Secretária Municipal de Esportes e Lazer da Prefeitura de Lavandeira.

Já sobre a saúde mental dos servidores a palestra foi apresentado pela doutora Háreli Fernanda Garcia Secchim, doutoranda em Psicologia Clinica Cultura (UNB) Mestrando em Desenvolvimento Regional (UFT 2016) Graduada em Psicologia (CEUP- UBRA 2012). Atualmente é psicóloga da Universidade do Tocantins (UFT) e membro da Comissão Gestora do programa de Promoção à Vida e a Saúde Mental (Programa Mais Vida), na mesma instituição. É membro do Grupo de Estudo em Prevenção e Promoção de Saúde no Ciclo de Vida (GEPPSVida, www.geppsvida.com.br). Foi vice-presidente da Associação Brasileira de Psicologia na Assistência Social (ABRAPAS) na gestão 2016-2018. Tem experiência na área de Psicologia, com ênfase em Psicologia Escolar e Educacional, atuando principalmente nos seguintes temas: suicídio, vulnerabilidade social e gênero.

Háreli Fernanda afirmou que não é possível viver com autoestima se as pessoas não está bem de sua saúde mental, "não tem como o servidor cuidar bem das pessoas, se os servidor não estiver bem consigo mesmo, daí a importância de se cuidar da saúde do corpo e da mente. Não guardar para si, o seu momento de angustia, mas desabafar com seus ente querido de confiança ou com o profissional psicólogo de seu município, para descarregar na lixeira da vida aquilo que não é bom para a mente e o corpo", ensinou.

A competente enfermeira Bruna Gontijo, coordenadora da Atenção Básica do município, ressaltou a preocupação de sua equipe na promoção da saúde dos servidores e afirmou que a gestão do prefeito Roberto Cesar tem sido uma prioridade cuidar da saúde da população, mas também da equipe de servidores do município. Bruna é uma das principais personalidade responsável pelo sucesso na saúde do município, juntando se aos demais servidores da saúde, ao secretário de saúde Fabio Ferreira e os demais e ao prefeito Roberto César, que trabalha incansavelmente para o bem estar social de seu povo, independente de opção partidária.

Ao realizar a abertura do evento, o Secretário Municipal de Saúde Fabio Ferreira ressaltou a importância da saúde dos servidores, para que estes cuidem bem da saúde da população com mais eficiência, e aproveitou para comentar o resultado que colocou Lavandeira em primeiro lugar na Atenção Básica entre os 139 municípios tocantinenses e a segunda colocada entre os 5.770 municípios brasileiros "isso é fruto de um trabalho em equipe, que tem resultados na  melhor qualidade de vida da população", comemorou", e reafirmou o compromisso da administração do prefeito Roberto César em continuar avançando para oferecer ainda mais bons resultados.

Ausente ao evento por motivo de agenda oficial em Palmas, em busca de mais recursos para o município, o prefeito Roberto César foi representando pelo competente secretário de Administração Denninsson Péricles Pereira de Almeida, e através de seu recado reafirmou o compromisso do prefeito Roberto César com a saúde da população e dos servidores municipais, em especial a saúde psicológica, para que estes continuem proporcionando satisfatoriamente seus serviços à população, que do município precisa.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente