Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 26 de abril de 2024.
16/11/2019 - 10h13m

Almas comemora seus 61 anos de emancipação em grande estilo e participação da Comunidade

Rodrigues di Sousa do Portal JTI Noticias 
Foto: Tocantins Agora
Multidão prestigiando os shows durante os dois dias de festidades
Multidão prestigiando os shows durante os dois dias de festidades
  • As primeiras ediqficaações eram feita de grandes adobes de barro cru
  • Os meios de transportes mais modernos da epoca a base de veículos de tração animal, como as chamadas até hoje de carroças
  • Vista aérea da cidade mais recente
  • Prefeito Waguinho recebendo os elogios em discurso do deputado Nilton Franco deputado majoritário do município, representante na ALETO

Um noite que ficará marcada para a população almenses, quando o município completou seus 61 anos de emancipação política e independência administrativa, a comunidade de Almas, comemorou na noite desta quarta-feira 13 e quinta-feira 14, o aniversário desta progressista cidade, uma das mais importantes do Sudeste Tocantinense, com apresentação de shows musicais, presença de autoridades locais, regionais e estadual e com uma linda e magnifica queima de fogos, discursos de elogios pelas autoridades e logo depois curtiram o grande show dos "Barões da Pisadinha". Já no dia seguinte foi a vez dos munícipes da cidade receber os shows com a cantora Taísa Marques e a banda Top 10 para aumentar ainda mais a alegria dos almenses.

No virar do relógio a meia noite, quando a Banda Municipal subiu ao palco para apresentar sua homenagem a aniversariante. Autoridades e comunidade se uniram em uma só voz, para cantar o hino da cidade e os parabéns para a cidade, que tem se tornado referência no Sudeste do Tocantins. O público se emocionou também com a queima de fogos, que abrilhantou o céu da cidade, marcando um momento especial para os almenses, que vibravam a passagem de mais um aniversário da cidade. A estrutura também contou com praça de alimentação, bares, parque de diversão, segurança especializada com apoio da Polícia Militar e Bombeiros Civil.

Ao lado de sua esposa, a primeira dama Elisete Barbosa, do vice-prefeito, Nery Ribeiro e esposa, Lena Cardoso e demais autoridades politicas e eclesiásticas, secretários, assessores, vereadores, o prefeito Wagner Nepomuceno "popular Waguinho", enfatizou o sentimento de gratidão pela passagem do aniversário. "Tenho orgulho em ser filho desta terra a qual hoje sou representante, aclamado pelo povo e outorgado por Deus. Hoje comemoramos 61 anos de emancipação da nossa querida Almas. Essa festa foi preparada para vocês com muito carinho. Uma festa com entrega de obras para nosso povo, obras estas realizadas com zelo pelo dinheiro público. E podem esperar que teremos muito mais", afirmou o prefeito.

Ao lado de Waguinho, o deputado estadual Nilton Franco, representantes dos deputados federais Carlos Gaguim e Vicentinho Júnior. Além da presença dos prefeitos de Dianópolis, Padre Gleibson Moreira, de Porto Alegre do Tocantins, Rennan Cerqueira e de Rio da Conceição, Mauro Júnior. Secretários, vereadores e lideranças da região também estiveram presentes na solenidade que marcou a abertura da programação do aniversário dos 61 anos de Almas.

Após a abertura oficial, os almenses e visitantes prestigiaram o Show dos Barões da Pisadinha, que atraiu uma multidão para a Praça da Rodoviária. Embalados pelos sucessos do grupo musical, o público seguiu até a madrugada com animação aproveitando este importante momento de descontração. Na manhã quinta-feira 14, feriado municipal, autoridades e comunidades se reuniram e participaram das inaugurações de diversas e importantes obras na cidade.

Outras atrações

Além dos shows, durante a programação do dia do aniversario, aconteceu torneio de sinuca e dominó na estrutura montada na Praça da Rodoviária, Festival de Música às 20h no palco principal, Parque de Diversões, Treenzinho da Alegria para as crianças e show a partir de 21h com Taísa Marques e Forró Top 10.

Obras inauguradas

Foram entregues para a comunidade almense mais de R$ 1,5 milhão em pavimentação asfáltica, outros R$ 503 mil em calçamento com bloquetes, maquinários, revitalização da Praça São Miguel (cartão postal da cidade) e também a Praça Salviano Barbosa, reforma da Unidade Básica de Saúde (UBS), entregas de veículo zero quilômetro, construção de 13 pontes (e restaurações) para a zona rural, e reforma da Delegacia da Polícia Civil.

Almas foi emancipada em 14 de novembro de 1958 e de lá para cá muitas coisas boas aconteceram para hoje ser reconhecida como uma das mais importantes da região.

HISTORIA DE ALMAS

Existem relatos que por volta de 1610 a 1730, com as Bandeiras e as Missões Religiosas, presentes no interior do Brasil, estas passaram por esta região particularmente pelo local onde hoje sedia a cidade de Almas, onde já existia Aldeias de Índios.

Mas a história registra, que foi em 29 de setembro de 1734, a chegada ao lugar dos primeiros moradores de fato, tendo à frente o português Manoel Ferraz de Araújo, que percorria a região a procura de ouro. Seu primeiro nome foi São Miguel das Almas.  Ainda no século XVIII, a Coroa de Portugal, procurando garantir sua arrecadação aqui na capitania de Goiás, instalou postos de fiscalização e arrecadação dos tributos incidentes sobre animais em trânsito de uma capitania para outra. Assim como os "registros", fiscalizavam o ouro, as contagens eram especializadas na tributação de gado e outros animais. Contudo, fiscalizavam e arrecadavam outros tributos de quem ali passasse. "Contagem" foi um termo usado pela primeira vez em Minas Gerais para designar a "Contagem do Ribeirão das Abóboras, origem da cidade de Contagem naquele Estado. No Estado de Goiás, os fiscais eram chamados de "contageiros".  

Em 1798, a Rainha D. Maria I determinou a extinção desse cargo, unificando-o com o cargo de "Fiel de Registro". Almas teve seu posto, denominado "Contagem das Almas", que foi mencionado pelo Padre Luiz Antônio da Silva e Sousa, mas este posto já existia em 1780.

Em 1710, chegaram nesta região os Bandeirantes para fazer exploração de ouro. Para o município de Almas ?? TO, veio o Bandeirante Bernardo Homem, que explorou ouro utilizando mão??de-obra escrava, tanto dos negros trazidos da Bahia e Pernambuco, como dos Índios que viviam na Aldeia. Foi a partir deste período, com a mistura de Negros, Índios e  Portugueses, que começou o povoado propriamente dito.

Apesar de ter chegado ao local depois do português Manoel Ferraz de Araújo, o português Bernardo Homem é considerado o fundador do município, construiu a primeira igreja católica, trazendo de Portugal várias imagens sacras, inclusive a de São Miguel, pois era costume dos bandeirantes, levarem para cada povoado que surgia uma imagem Sacra para abençoar os novos povoados. Ele deu o nome ao local de Arraiá de São Miguel das Almas.

Com o evento da Independência do Brasil, em 1822, Bernardo Homem e seus escravos garimpeiros foram obrigados a abandonar as minas de ouro do Arraiá de São Miguel das Almas, e regressarem a Portugal, por ordem da Corte, conduzindo somas altíssimas em arroubas de ouro. 

Terminada a fase febril da extração do ouro, o povoado entrou em decadência por um longo tempo. A recuperação demográfica e econômica somente aconteceu décadas depois com a introdução e criação de gado em algumas fazendas do município.

Este município, de acordo com o livro Geografia Histórica da Província de Goiás, de Raimundo José da Cunha Matos, consta que está a 14 (quatorze) léguas ao oriente da Natividade: consta 73 casas humildes; Igreja de São Miguel mui pobre. O Rio Manoel Alves fica três léguas distante do Arraial, que é freguesia. Tem uma Companhia de Ordenanças, e daqui ao registro do Duro há dez léguas. Consta ainda que a Comarca de Goiás é composta de Serras elevadas, e a maior parte delas escalvadas ou com pouca vegetação, uma das principais montanhas é a seguinte: Serra Negra, ao norte do Rio Traíras no julgado deste nome, terá seis léguas de extensão.

Na época, o ouro, o que por motivo de sua cor parda chamaram de podre, foi motivo de imensas desordens no tempo do Governo de Tristão da Cunha e Menezes. Riqueza imensa foi encontrada no Arraial de São Miguel e Almas e nas terras de D. José de Matias, ainda pelo Bandeirante Bernardo Homem.

INDÍGENAS EM ALMAS

Os índios cabeças da servidão foram executados. Melhor seria executar o Coronel Venceslau Gomes da Silva, diretor das aldeias, e os seus companheiros que talvez foram os mentores da sublevação, esse modo satisfazia aquele coronel e as suas crueldades. Por causa de 90,00 (noventa cruzados) que roubou da fazenda pública, como diz o autor das M.G. ele foi remetido preso para Lisboa em cuja viagem faleceu.

 A aldeia de São Francisco Xavier, a três léguas distantes do Arraial de São Miguel e Almas foi povoada pelos índios Chacriabás, ou Xiquiriabás, e Acroás. A sublevação desses índios contra a guarnição militar no ano de 1756 serviu de pretexto para daí a anos se mudarem. Muitos Acroás para as cidades de São José dos Massamedes, e os Chacriabás para a de Sant??ana do Rio das Velhas, por determinação do Governador e Capitão General José de Almeida e Vasconcelos. Nessa Viagem passando pelo Arraial de São Miguel, os Acroás ainda fizeram visita à fazenda Sant??ana do Sr. Doroteu da Rocha.

FORMA??O ADMINISTRATIVA

Distrito criado com a denominação de Miguel e Almas, pela lei provincial nº 15, de 10-11- 1854, subordinado ao município de São José do Ouro.

Em divisão administrativa referente ao ano de 1911, o distrito de Miguel e Almas, figura no município de São José do Ouro.

Pela lei estadual nº 428, de 21-06-1913, o distrito de Miguel e Almas foi transferido do município de São José do Ouro para o município de Natividade.

Nos quadros de apuração do recenseamento geral de 1-IX-1920, o distrito de Miguel e Almas, figura no município de Natividade.

Assim permanecendo em divisões territoriais datadas de 31-XII-1936 e 31-XII-1937.

Pela lei estadual nº 557, de 30-03-1938, o distrito de Miguel e Almas tomou a denominação simplesmente de Almas.

No quadro fixado para vigorar no período de 1939-1943, figura no município de Natividade o distrito de Alma (ex-Miguel e Almas).

Assim permanecendo em divisão territorial datada de 1-VII-1955.

Elevado à categoria de município com a denominação de Almas, pela lei estadual nº 2.094, de 14-11-1958, desmembrado de Natividade. Sede no antigo distrito de Almas. Constituído de 2 distritos: Almas e Rio da Conceição, ambos desmembrados do município de Natividade. Instalado em 01-01-1959.

REFERENCIAS BIBLIOGRÁFICAS

(RIHGB, 12: 497 e 508 ?? Revista do Arquivo Histórico Estadual de Goiás, n.1, mapa na capa, disponível em: www.receita.fazenda.gov.br/historico/SRF/Historia/catalogo_colonial/letrac/contagens.html.

MATTOS, Raimundo José da Cunha, Corografia histórica da Província de Goiás. Goiânia (GO): Sudeco, Secretaria de Planejamento e Coordenação Geral do Governo de Goiás, 1979.

HALUM, Cesár Hanna, Municípios Tocantinenses ?? Suas origens, seus nomes. 362p. Palmas: Provisão, 2008.

CONHECENDO AS HIST?RIAS DO LUGAR ONDE VIVO!!

Autor: Mauro da Nóbrega (10/11/2016)

1 - COMUNICA??O:

1.1 ?? Telefonia:

Houve um tempo por aqui que a comunicação era apenas através de cartas, bilhetes ou algum recado recebido através das Rádios AM (Rádio Nacional de Brasília, Rádio Globo, etc,..), mas em fevereiro de 1983, foi inaugurado em Almas, o Posto Telefônico, inauguração esta registrada na foto abaixo, onde aparece o então Prefeito Sisenando Pacini  juntamente com inúmeros cidadãos e cidadãs ilustres desse município, cortando a fita de inauguração.

A partir desse momento, Almas passou a está conectada com o mundo, através do sistema telefônico.

As pessoas chegavam no Posto Telefônico, informavam à telefonista o número que queria ligar, e esta discava. Após atender a telefonista se identificava e falava quem gostaria de falar com quem, só então, encaminhava o usuário para a cabine para fazer o seu contato. A telefonista marcava o tempo da ligação e cobrava conforme o tempo gasto na conversa.

Quando a ligação vinha de fora, a telefonista atendia, anotava o nome de quem deveria receber a ligação, se a pessoa que ligou marcasse um horário, era tudo anotado, e o mensageiro (pessoa que procurava o destinatário do ligação) que era o nosso grande amigo Aldeney Rodrigues de Oliveira (conhecido por Paca), ia até a pessoa que deveria receber a ligação para transmitir o recado, para que a esta fosse até o Posto Telefônico para receber a ligação na hora e data marcada.  

Passado alguns anos, veio os orelhões, e foram disponibilizadas linhas para serem instaladas nas residências, mas como na época era um serviço muito caro, poucos tinham o privilégio de ter uma linha telefônica instalada em sua residência. 

O sinal de celular chegou em Almas em 2005, e hoje é um dos meios de comunicações mais popular por aqui. Com a expansão do celular, o telefone fixo, perdeu espaço, e hoje são poucas as residências que ainda utilizam esse serviço, e em muitos casos é apenas pela questão da internet, que depende de uma linha telefônica.

1 .2 ?? TELEVIS?O

Em1982, o Brasil com uma das melhores seleções de todos os tempos na Copa do Mundo, e em Almas, não pegava sinal de TV, a única forma de saber notícias da Copa era através do rádio. Mas muitos daqui de Almas, se deslocaram para Natividade na carroceria de um caminhão para assistir aquela derrota do Brasil para a Itália, com três gols de Paolo Rossi.  

Depois de 1982, o sinal da TV em  Natividade deu uma melhorada e aqui em Almas pegava em alguns pontos, com uma antena na ponta de uma madeira, o mais alto possível. Assisti TV pela primeira vez, na casa de Sr. Isidório e D. Jani,  era uma TV bem grande em Preto & Branco. Eles colocavam várias cadeiras nós sentarmos, alguns sentavam no chão, e era pura diversão. Isso tudo quando o moto que fornecia a energia pra cidade era ligado durante o dia por algumas horas, ou a noite quando este funcionava das 18:00 às 22:30 horas.  

Lembro-me de um episódio que aconteceu um dia que estávamos assistindo TV por lá, e tinha uma senhora atrás de mim com uma criança no colo, e eu acho que devido ao movimento da imagem na TV, e a falta de costume, a criança vomitou nas minhas costas.

Foi quando os meninos de Sr. Lindomar  de Souza (Sandro, Saulo, Sérgio, Jussara, Simone), compraram uma TV pequena que funcionava com bateria de carro, colocaram uma antena bem alta, ai passamos a assistir filmes, novenas, seriados, noticiários por lá, independente do motor está ligado ou não. Em 1985 quando foi transmitida a novela Roque Santeiro, em Almas já tinha torre de TV, mas não tinha ainda energia elétrica como temos hoje, pois tinha hora pra chegar e pra acabar.

2 ?? ENERGIA

Em Almas, o primeiro motor gerador de energia, ficava ao lado da venda de Júlio Costa, na beira do Córrego Praia,  numa pequena casinha (vide foto abaixo). Era um motor pequeno, que gerava energia praticamente para alguns portes na Rua Velha, Prédio da Prefeitura e casa de algumas autoridades da época.

Com o crescimento da cidade, e a expansão para o local denominado de Rua Nova,  houve a necessidade de adquirir um motor maior. Foi quando a CELG - Centrais Elétricas de Goiás, trouxe um motor e um gerador grandes, para gerar energia para a cidade, prédios públicos, etc., instalando o mesmo em um prédio que existia no local onde hoje funciona a Câmara Municipal de Almas (vide foto).


Poucas residencias tinham energia elétrica nessa época.  Quem ligava e desligava ele durante a semana, das 18:00  às 22:30 horas era o nosso amigo o Saudoso Joaquim Motor. ?s vezes era ligado durante o dia, quando precisava fazer algum procedimento do Hospital.  Quando faltavam 30 minutos para desligar o motor, eram dados sinais com algumas aceleradas para todos ficarem alertas, pois a escuridão ai tomar de conta da cidade.

Mesmo sendo está a nossa fonte de energia na época, ainda tinham alguns malucos que colocavam açúcar no tanque do motor, ai eram vários dias sem aulas a noite devido ao problema do motor.

No ano de 1986, mais precisamente no mês de junho, na gestão do então Prefeito de Almas, Hugo Araújo Filgueira, inaugurou-se a energia que temos até hoje por aqui, e o famoso motor foi aposentado de uma vez por todas. 

Curiosidades:

 A primeira vez que a energia ficou ligada aqui em Almas durante toda a noite, devido à claridade que ficou a cidade, pois foram instalados muitos postes com lâmpadas, as galinhas não dormiram, amanheceram o dia andando na rua. E nós da época que nunca tínhamos visto isso também.

Na época da construção da rede de energia por aqui, veio muitos trabalhadores de fora, que eram funcionários da Empresa GE, e nessa época nasceram muitos meninos e meninas por aqui, e os filhos das que não eram casadas, o povo dizia que eram filhos dos homens da Luz.

  

3.0 - ÁGUA

Em Almas, existia apenas um poço artesiano, e um reservatório de água nesta área cercada próximo ao hospital, o reservatório e o poço ainda existem, mas desativados.   Nesta área, tinham duas casinhas, dentro de uma delas tinha um motor com um pequeno gerador para gerar energia para o funcionamento da bomba que puxava água do poço para encher a caixa (vide foto).

A água desse reservatório ia apenas para o Hospital São Miguel, Escola Alberto Rodrigues da Silva, Delegacia de Polícia, Prefeitura (que ficava na Rua Velha), e para a casa de algumas pessoas importantes da cidade. 

No centro da Praça São Miguel, tinha um chafariz (vide foto abaixo), que era para os demais moradores pegarem água para as suas necessidades. Mas como nem sempre tinha água disponível no chafariz, muitos recorriam ao João Alves, Pendurado, Tripa, Chica de Souza, Cacimbão, Pratinha, Lapa, e Córrego Praia, para lavar roupas, tomar banho, e pegar água para beber. 

A água desse reservatório ia apenas para o Hospital São Miguel, Escola Alberto Rodrigues da Silva, Delegacia de Polícia, Prefeitura (que ficava na Rua Velha), e para a casa de algumas pessoas importantes da cidade. 

No centro da Praça São Miguel, tinha um chafariz (vide foto abaixo), que era para os demais moradores pegarem água para as suas necessidades. Mas como nem sempre tinha água disponível no chafariz, muitos recorriam ao João Alves, Pendurado, Tripa, Chica de Souza, Cacimbão, Pratinha, Lapa, e Córrego Praia, para lavar roupas, tomar banho, e pegar água para beber.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente