Apaes de Taguatinga e Dianópolis recebem ônibus adaptados - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 28 de março de 2024.
05/12/2017 - 21h22m

Apaes de Taguatinga e Dianópolis recebem ônibus adaptados

Thaís Souza/Governo do Tocantins 
Juliana Carneiro/Governo do tocantins
Os ônibus foram entregues durante ações do Governo do Estado no Sudeste tocantinense
Os ônibus foram entregues durante ações do Governo do Estado no Sudeste tocantinense

O Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc), entregou dois ônibus escolares adaptados para as Associações de Pais e Amigos dos Excepcionais (Apaes) de Taguatinga e Dianópolis. A entrega foi realizada na sexta-feira, 1º de dezembro, durante a 4ª edição do Fórum de Desenvolvimento Econômico do Tocantins, que ocorreu em Taguatinga, na região sudeste do Estado.

O objetivo é contribuir com as unidades que atendem pessoas com deficiência, já que o transporte escolar com acessibilidade influencia diretamente no acesso dos alunos às Apaes, contribuindo com a permanência e o sucesso dos alunos na escola. Com a entrega dos veículos, a Educação visa ampliar e promover atendimento educacional especializado voltados à inclusão social. A entrega das chaves dos veículos foi realizada pelo governador Marcelo Miranda às presidentes das Apaes.

Na ocasião, o governador destacou a importância da educação para a sociedade. Segundo Marcelo Miranda, "os veículos proporcionarão o acesso de mais pessoas às unidades da Apae e contribuirão para o desenvolvimento de atividades que farão diferença em suas vidas".

O trabalho voltado às instituições cumpre também a meta seis do Plano Estadual de Educação (PEE) do Tocantins, que prevê universalizar o atendimento às pessoas com deficiência por meio do governo federal, Estado e municípios.

A secretária de Estado da Educação, Juventude e Esportes, professora Wanessa Zavarese Sechim, frisou a importância que a Apae tem na vida das pessoas com deficiência e seus familiares. "Quem tem em casa uma pessoa com deficiência sabe a importância destas instituições. Estas pessoas precisam do nosso amor, compromisso, pois elas têm sonhos, e precisam de nosso apoio, pois têm potencial para ingressar no mundo do trabalho e nas universidades", completou.

"O Tocantins é o único Estado da Federação em que a Apae está no Censo como escola especial estadual reconhecida pelo Conselho Estadual de Educação (CEE). Atualmente, o Estado possui 54 Apaes que atendem 2.098 alunos. Destas unidades, 32 possuem convênio com o Governo do Tocantins e contam com o trabalho 1.111 profissionais da rede estadual", disse  a gestora.

A secretária destacou ainda que a Seduc tem proporcionado formações voltadas para a Educação Especial. "Em 2017, realizamos duas formações em Libras [Língua Brasileira de Sinais] e Atendimento Educacional Especializado com foco na deficiência intelectual e nos Transtornos Globais do Desenvolvimento", completou.  Para 2018, a Educação prevê formação em Libras, Braille e Altas Habilidades.

Representando a presidente da Federação Nacional das Apaes, a presidente da Apae de Dianópolis, Cristiane Pereira de Sousa, destacou que a instituição foi iniciada no governo de Marcelo Miranda. "Nós agradecemos a todos que contribuem com a instituição. A Apae é uma quebra de paradigmas que mostra que todos têm habilidades distintas e são capazes de desenvolvê-las", pontuou.

Taguatinga

A Apae de Taguatinga possui duas salas com  estrutura cedida pelo município. A Associação conta com 24 alunos, com faixa etária de cinco a 61 anos de idade e quatro servidores que desenvolvem as atividades de segunda a sexta-feira.

A diretora interina da Apae de Taguatinga, Vivian Luís Almeida Martins, agradeceu pela doação do veículo. "Essa doação é de grande valia, pois o ônibus cedido pela prefeitura para buscar nossos alunos, além de não ser adaptado, muitas vezes não consegue cumprir com o cronograma devido a falhas mecânicas, pois o mesmo também é usado para buscar os alunos da zona rural".

Dianópolis

A diretora Cristiane Pereira de Sousa, da Apae de Dianópolis, agradeceu pela atenção da secretária, ao se preocupar com o todo. "A professora Wanessa tem desenvolvido um trabalho diferenciado, no qual cuida e se preocupa com as pessoas com deficiências múltiplas. A Apae de Dianópolis está em festa por receber do governo do Estado este presente, e é com gratidão que recebemos este ônibus que melhorará significativamente o trabalho da nossa instituição. Vai melhorar e muito o nosso trabalho na instituição", destacou.

A Apae de Dianópolis é presidida por Elacy Silva de Oliveira e conta, atualmente, com 96 alunos e 36 servidores. Os estudantes Isadora da Silva Galvão e Adail Máximo Suriano, que são os autodefensores da unidade, participaram da solenidade de entrega do ônibus. Isadora frisou que o ônibus vai aumentar a participação dos alunos nas atividades escolares. "Agora, estou muito feliz, porque pedi à secretária e fui atendida. Graças ao ônibus, vou ver muitos sorrisos", disse a aluna da Apae.

A equipe da Diretoria Regional de Educação (DRE) de Dianópolis participou do evento. Jane de Cássia Ribeiro dos Santos Maciel destacou a alegria em prestigiar a ação. "� com imensa alegria acompanhar esta conquista das Apaes, pois o veículo facilita e garante o acesso dos alunos a uma educação de qualidade para todos".

Dados

Além das Apaes, a Seduc possui também salas de recursos multifuncionais em 185 escolas que contam com o trabalho de 323 docentes. As 516 salas de recursos que fazem parte da educação especializada atendem 3.622 estudantes com deficiência, Transtorno Global do Desenvolvimento de altas habilidades ou superdotação.

Presentes

A solenidade contou com a presença da comunidade, autoridades locais, a diretora regional de Arraias, Leila Maria Florêncio Aires, da diretora regional de Dianópolis, Jane Cassia Ribeiro, gestores escolares, de Taguatinga e região.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente