Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 25 de abril de 2024.
10/03/2022 - 18h18m

Após a premiação dos ganhadores do Festival de Poesia Tocantinense, projeto lançará dois livros regionais

Joilene Lima 
Foto: Divulgação

Com poetas e poetizas de todas as idades, de norte a sul do Tocantins, o "I Festival online de Poesia – Encontro de Poetas" premiou os autores dos três primeiros colocados, escolhidos pelos jurados. O Festival faz parte do projeto "O tempo entre nós", que também lançará dois livros de autores tocantinenses no próximo dia 25 de março.

O Festival foi realizado no último fim de semana, online por meio da plataforma meet. O primeiro lugar ficou com a autora Raynara Melo da Conceição, e o poema "Um norte que também é meu", o segundo lugar foi para José Cuertino de Santana Neto, com o poema "Catinga, cerrado e cachoeira", e em terceiro lugar ficou com a professora aposentada Ângela Tereza Lima de Oliveira, com o poema "Tudo isso é meu". Os ganhadores receberam a premiação em dinheiro nos valores de mil reais, 650 reais e 350 reais respectivamente.

"Agradeço aos organizadores do projeto ‘O tempo entre nós’ Joilene Lima e Thiago Omena , assim como  toda a equipe do Festival pela oportunidade de participar do grandioso evento cultural.  A pandemia me distanciou dos amigos, dos saraus familiares e da alegria de aplaudir a Arte. Esse Festival de Poesias foi para mim um renascer, um oásis refrescante, onde me senti, novamente  participante da vida. Descobri que há muitos jovens que amam, compreendem e cultivam a poesia. Foi gratificante", avaliou a professora aposentada Ângela Tereza.

Ainda durante o evento foi sorteado uma premiação no valor de 100 reais para todos os participantes. O ganhador foi sorteado Eliezer Xavier dos Santos, com o poema "Encantos da minha comunidade".

"Todos os participantes podem se considerar vitoriosos, pois a qualidade e a sensibilidade dos inscritos, bem como a declamação dos poemas, emocionaram todos nós", avaliou um dos jurados, o jornalista e autor de crônicas, contos, artigos e poemas, Osmar Casa Grande.

Livros

Além do "Festival de Poesia – Encontro de Poetas" o projeto também contempla o lançamento de dois livros da autoria de Thiago Henrique Omena, o primeiro deles será O Caminho do Aprendiz, em prosa, e o segundo livro O Romance de Dona Flor e o Pássaro Preto – em poesia de cordel. A produtora Joilene Lima, é a responsável pela adaptação literária, do texto prosa para o texto rimado da obra de Cordel, além de atuar como ilustradora das duas obras.

O projeto possui recursos da Lei Aldir Blanc – Prêmio Emergencial do Tocantins, do Governo do Estado do Tocantins, com apoio do Governo Federal – Ministério do Turismo, Secretaria Especial da Cultura, Fundo Nacional de Cultura.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente