Após Mapa cogitar mobilização, Estado anuncia que plano de ação do "Agro+TO" ficará pronto após feriado da Semana Santa - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 18 de abril de 2024.
10/04/2017 - 19h07m

Após Mapa cogitar mobilização, Estado anuncia que plano de ação do "Agro+TO" ficará pronto após feriado da Semana Santa

Norte Agropecuario 
foto: Agência Brasil/Divulgação
Após divergências, ultimato do Mapa e Estado admitir que não tem plano de ação, governo busca concretizar lançamento do Agro+ Tocantins (foto: Agência Brasil/Divulgação)
Após divergências, ultimato do Mapa e Estado admitir que não tem plano de ação, governo busca concretizar lançamento do Agro+ Tocantins (foto: Agência Brasil/Divulgação)

Depois de o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa) cogitar mobilizar segmentos do agronegócio do Tocantins para a concretização do "Agro+ Tocantins", o governo do Estado anunciou que entregará na próxima semana o plano de ação do programa.

Sem o plano, uma responsabilidade do Estado, o Mapa não faria o lançamento do "Agro+ TO" por necessitar de um conjunto de ações e medidas a serem desburocratizadas no âmbito estadual. Até o momento, porém, o Estado não divulgou quais medidas pretende colocar no documento que será enviado ao ministério.

VEJA TAMBÃ?M 

Governo do Estado admite que não plano de ação, mas tenta salvar "Agro+ TO"

Mapa decide não esperar mais pelo Estado e mobilizará setor produtivo do Tocantins 

Enquanto Mapa e governo do Estado divergem, produtores estão sem benefícios do Agro+

"Não se pode lançar o que não existe", afirma assessor técnico do Mapa sobre "Agro+TO"

De segundo na lista, Tocantins segue sem definição sobre lançamento do "Agro+"

Como o Norte Agropecuário havia revelado e o Estado admitiu apenas na semana passada, o governo do Tocantins não possui o plano, exigência do Mapa. "Relativo ao Estado do Tocantins, até a presente data não recebemos nenhuma manifestação sobre o seu plano de ação, nesse sentido, não se pode lançar o que não existe, correto?", afirmou ao Norte Agropecuário, na semana passada, o  assessor técnico do Mapa, Ricardo da Cunha Cavalcanti Júnior, braço direito do coordenador do Agro+, o secretário-executivo do ministério, Eumar Novacki.

Porém, em material de divulgação distribuído para a imprensa na sexta-feira, 7, o governo do Tocantins ratificou que o plano será entregue após a Semana Santa. "Agora que o governo federal começou a lançar o Plano Agro+ nos estados. Aqui no Tocantins nós já estamos articulando para a elaboração do plano de ação, com a nomeação de um grupo de trabalho constituído de técnicos da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária [Embrapa], Superintendência Federal da Agricultura [SFA], Instituto de Desenvolvimento Rural [Ruraltins], Agência de Defesa Agropecuária [Adapec] e Instituto de Terras do Tocantins [Itertins], sob a coordenação da Seagro", afirmou o secretário de Estado do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária [Seagro], Clemente Barros.

Para Clemente de Barros, o objetivo do programa é desburocratizar, modernizar e conferir maior agilidade e eficiência aos serviços oferecidos ao setor rural. "E ainda tornar mais ágil o tempo de resposta das instituições às necessidades do agronegócio tocantinense, estabelecendo canais de comunicação com clientes e parceiros do setor e desenvolver propostas e ações de desburocratização e modernização institucional", completou.

NÃ?O Ã? DE AGORA

A frase atribuída ao secretário da Agricultura do Estado e distribuída à imprensa pelo governo contém um erro. Ao contrário do informado pelo gestor, não é "agora que o governo federal começou a lançar o Plano Agro+ nos estados". O primeiro Estado a lançar o programa foi o Rio Grande do Sul, em 22 de novembro do ano passado. Depois, houve a concretização do "Agro+ São Paulo", em 20 de fevereiro, e o "Agro+ Rondônia", em 13 de março.

O Tocantins seria o segundo a ter o programa, que estava confirmado para ser lançado dia 29 de novembro, com a presença do ministro da Agricultura, Blairo Maggi. Porém, na véspera houve a operação "Reis do Gado", da Polícia Federal, que mirou diretamente o governo estadual â?? o governador Marcelo Miranda foi alvo de mandado de condução coercitiva, seu irmão, Brito Júnior, e o secretário de Infraestrutura, Sérgio Leão, foram presos â?? eles deixaram a cadeia dias depois. E, conforme o Norte Agropecuário divulgou na época que, por ordem do ministro, foi adiado. "Não havia clima", disse, na oportunidade ao Norte Agropecuário, uma pessoa próxima a Blairo Maggi.

NA AGROTINS

Também como informou o Norte Agropecuário, o "Agro+ TO" â?? como pretende o governo tocantinense â?? deverá ser lançado neste ano. No próximo dia 10, Eumar Novacki participará da abertura solene da Agrotins. Ele representará o ministro Blairo Maggi, que estará no exterior em agenda oficial. A informação foi dada ao Norte Agropecuário pelo chefe do escritório de representação do Executivo estadual em Brasília, Renato de Assunção, escalado pelo governo para responder a insistentes solicitações do Norte Agropecuário sobre o motivo de o Estado não possuir o plano de ação.

Assunção explicou que a exigência das medidas feita pelo Mapa é recente. Os lançamentos das próximas edições estaduais do Agro+ confirmadas oficialmente pelo Mapa são: Rio Grande do Norte (17/04), Distrito Federal (17/05), Bahia (02/06) e Ceará (12/06).

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente