Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 19 de abril de 2024.
01/10/2015 - 20h52m

Após pacote impopular aprovado pela AL, Cláudia Lelis diz que TO passa por "período de travessia" e que o "remédio é amargo"

Do Portal CT 
Divulgação
"Estamos passando por um período de travessia. O momento exige coragem. O remédio é amargo, defende Claudia Lelis
"Estamos passando por um período de travessia. O momento exige coragem. O remédio é amargo, defende Claudia Lelis

A crise que o Tocantins atravessa marcou os discursos da solenidade em homenagem aos governadores do Tocantins, que a Assembleia Legislativa realizou na tarde dessa quarta-feira, 30. Compareceram pessoalmente Moisés Avelino e Raimundo Pires dos Santos, o "Boi". Os ex-governadores Carlos Gaguim, Sandoval Cardoso e Siqueira Campos enviaram representantes - respectivamente, Rose Amorim, Manoel Silvino e Raimundo Parrião Júnior. Além do voto de louvor, eles receberam uma maquete do Palácio Araguaia, pelos serviços prestados ao Tocantins, à frente do Governo do Estado. O atual governador, Marcelo Miranda, foi representado pela vice, Cláudia Lelis.

Ela pregou a união como forma de superar a crise, um dia depois de a Assembleia aprovar um impopular pacote de aumento de impostos. "Estamos passando por um período de travessia. O momento exige coragem. O remédio é amargo, mas o governo do Estado, unido aos segmentos da sociedade, pode vencer a crise. Que as nossas divergências encontrem no diálogo a sinergia necessária para fazer do Tocantins um janela de oportunidade", disse Cláudia.

O ex-governador Moisés Avelino, atual prefeito de Paraíso, foi o primeiro a tocar no assunto da crise. Ele insinuou um mea culpa. "Nossos erros não foram direcionados e cada governador deu o seu melhor", amenizou.

Avelino lamentou o fim do civismo. "O civismo acabou. Não sabemos nem cantar os hinos da pátria. Acabou o patriotismo. Só temos interesses", afirmou. Avelino ressaltou a crise enfrentada pelo País e pelo Estado. "Vivemos um momento difícil no Brasil, e os que mais sofrem são os mais pobres", disse. Contudo, o ex-governador observou ao final que "a mudança é possível" e que ainda restam "pessoas de valor".

Crise ética
Autora do requerimento que originou a sessão, a deputada Luana Ribeiro (PR) também citou a "crise ética, econômica e política" que o País atravessa e elegeu os pioneiros do Tocantins como exemplo de superação. "Que os bons exemplos do passado nos inspirem para estarmos à altura dos desafios do nosso tempo", afirmou.

Já o presidente da Assembleia Legislativa, deputado Osires Damaso (DEM), lembrou a trajetória do Estado desde a sua origem. "Hoje temos universidades, hospitais, coisas que só víamos em Goiânia, a 850 Km", lembrou. "A história nos inspira a manter a determinação, a garra e a vontade para termos um povo sábio, sadio e feliz." (Com informações da Diretoria de Comunicação da AL) 

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente