Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 29 de março de 2024.
26/08/2015 - 10h44m

Após protesto, governo descarta extinção da Adapec ou fusão com Ruraltins

 
Foto: Divulgação/Sisepe
Temor dos servidores da Adapec vem após anúncio de medidas de governança do Executivo
Temor dos servidores da Adapec vem após anúncio de medidas de governança do Executivo

Após a manifestação de servidores da Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec) na manhã desta terça-feira, 25, contra o possível fim da pasta ou fusão com o Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins), a Secretaria da Comunicação Social (Secom) divulgou nota para esclarecer que a administração "não cogitou extinguir ou fundir" a Adapec. "O órgão tem finalidade específica e é fundamental para a economia tocantinense", destaca.
Conforme a Secom, os estudos referentes a redução da estrutura administrativa do Estado não abrangeu a Adapec. O governador Marcelo Miranda anunciou na segunda-feira, 24, pacote de medidas para equilibrar as contas públicas e promover a eficiência da gestão. Entre as intenções do Palácio Araguaia está o reajuste de impostos, suspensão de novos contratos de pessoal até 31 de dezembro deste ano e a proibição de aumentos das despesas de pessoal.

"A única determinação feita pelo governador que diz respeito à Adapec, trata tão somente de empreender esforços para reduzir as despesas do estado com aluguel, com a revisão dos contratos de locação e um possível agrupamento de escritórios de alguns órgãos estaduais num mesmo endereço", explica.
A nota ainda exalta o compromisso do Estado em promover o equilíbrio financeiro das contas públicas, elevar a eficiência da gestão, aumentar a capacidade de investimento do estado. "Ações que só serão bem sucedidas com o envolvimento de todos, em especial, do servidor público estadual", concluiu.
Confira a íntegra da nota do governo do Estado:
"O Governo do Tocantins informa que os estudos referentes a redução da estrutura administrativa do estado não tratou e nem cogitou extinguir ou fundir a Agência de Defesa Agropecuária (Adapec). As informações a esse respeito divulgadas na imprensa não tem qualquer fundamento, uma vez que o órgão tem finalidade específica e é fundamental para a economia tocantinense.
A única determinação feita pelo governador Marcelo Miranda durante reunião com o secretariado nesta segunda-feira, 24 de agosto, que diz respeito à Adapec, trata tão somente de empreender esforços para reduzir as despesas do estado com aluguel, com a revisão dos contratos de locação e um possível agrupamento de escritórios de alguns órgãos estaduais num mesmo endereço.
O governador Marcelo Miranda reitera o seu compromisso de promover o equilíbrio financeiro das contas públicas, elevar a eficiência da gestão, aumentar a capacidade de investimento do estado, cumprir com os compromissos assumidos com a sociedade tocantinense e, sobretudo, preservar o emprego. Ações que só serão bem sucedidas com o envolvimento de todos, em especial, do servidor público estadual.
                                               "Com informações da Secretaria de Estado da Comunicação Social."

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente