Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 19 de abril de 2024.
21/06/2017 - 12h51m

Arraias e mais dez cidades voltam a entrar em alerta por baixa umidade

FONTE: G1/TO 
Divulgação

A região sul do Tocantins voltou a entrar em alerta amarelo de baixa umidade relativa do ar. Onze cidades da região estão com o aviso ativo para esta segunda-feira (19). 
As cidades afetadas são Alvorada, Araguaçu, Arraias, Figueirópolis, Formoso do Araguaia, Jaú do Tocantins, Palmeirópolis, Paranã, Sandolândia, São Salvador do Tocantins e Talismã.
Na última sexta-feira (16), 58 cidades do estado estavam na mesma situação. Com o fim do período chuvoso e o aumento no número de queimadas a qualidade do ar costuma cair em todas as regiões do estado. 
Este alerta é emitido sempre que a umidade do ar fica entre 20% e 30%. O índice é abaixo do mínimo recomendado pela Organização Mundial da Saúde.
Na escala da Defesa Civil do Tocantins a situação é considerada um alerta amarelo, que coloca os municípios em estado de "atenção". 
A orientação para a população é de evitar atividades ao ar livre nos horários mais quentes do dia, entre 11h e 15h, beber muita água para se manter hidratado, usar protetor solar e evitar ações que possam provocar queimadas em áreas de mata.
Além do Tocantins, o Distrito Federal e parte de Goiás, Mato Grosso, Minas Gerais e Rondônia podem sofrer com a baixa umidade.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente