Arte nas ruas de Arraias. Cidade recebe espetáculos, música e oficinas culturais a partir de sábado (31) - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 19 de abril de 2024.
29/10/2015 - 19h42m

Arte nas ruas de Arraias. Cidade recebe espetáculos, música e oficinas culturais a partir de sábado (31)

Fonte: Blog Arte nas Ruas de Arraias 
Luciano Pereira da Silva - fotógrafo e historiador
Entres 31 de outubro e 29 de novembro, a cidade Arraias (TO) receberá o projeto "Arte nas ruas de Arraias".
Entres 31 de outubro e 29 de novembro, a cidade Arraias (TO) receberá o projeto "Arte nas ruas de Arraias".
Entres 31 de outubro e 29 de novembro, a cidade Arraias (TO) receberá o projeto "Arte nas ruas de Arraias".
O evento foi contemplado no edital do Prêmio Funarte de Artes na rua (Circo, dança e teatro), de iniciativa da Palmas Ativa. 
O projeto prevê a realização de três espetáculos de teatro de rua e três oficinas de teatro, sempre nos finais de semana: O espetáculo o que é o amor? e a oficina Teatro de rua e animação de boneco com o grupo Os Tawera, do ativista cultural, bonequeiro e ator Wertemberg Nunes. 
As peças Dois idiotas sentados cada qual no seu barril e Pedra Canga e as oficinas: Preparação do ator para a comédia e Corpo, mente e grupo, da Companhia Spatium Arte e Cultura, do ator e diretor Nival Correia. 
Serão realizadas também intervenções circenses com o artista Carlos Neri, que protagonizará incursões em diversos espaços públicos para divulgar a programação do projeto. 
Ao todo, a comunidade do município terá acesso a seis atividades artísticas

Além da circulação dos espetáculos de Palmas, está previsto o registro da memória dos grupos participantes, que pode ser conferido no blog Artenas ruas de arraias.
Nas vésperas e nos dias dos espetáculos, o artista circense Carlos Neri fará intervenções em escolas, feiras, praças e no campus da UFT de Arraias para divulgar as atividades do projeto. 
Todas as atividades oferecidas à comunidade serão gratuitas.
As oficinas serão ministradas no Museu de Arraias e os espetáculos serão apresentados na Praça da Matriz. 
Para sua realização, o projeto conta com o apoio do Grupo Arte e Memória - Projetos Culturais e do Museu Histórico e Cultural de Arraias.

PROGRAMAÃ?Ã?O:

- Sábado, 31 de outubro, às 20 horas Espetáculo: Dois idiotas sentados cada qual no seu barril, com Nival Correia e Juliano Gomes Domingo.

- 01 de novembro, das 9h às 12h Oficina: Corpo, mente e grupo, com Nival Correia e Juliano Gomes.

- Sábado,14 de novembro, às 20 horas Espetáculo: O que é o amor?, com o grupo Os Tawera.

- Domingo, 15 de novembro, das 9h às 20h Oficina: Teatro de rua e animação de boneco, com Wertemberg Nunes.

- Sábado, 28 de novembro, às 20 horas Espetáculo: Pedra Canga, com Nival Correia e música ao vivo com J. Bulhões, Ailton Yabeta e Márcio Belo.
Arraias Cultural 

A cidade de Arraias, que receberá o projeto, está localizada a cerca de 400 km de distância da capital do Estado do Tocantins, Palmas, foi fundada na primeira metade do século XVIII e teve um papel representativo na economia mineradora do norte goiano. 
Ã? um município com destaque no panorama cultural do Tocantins, lá estão localizadas as comunidades quilombolas de Lagoa da Pedra e Mimoso Kalunga; 
O Ponto de Cultura Associação Cultural Chapada dos Negros, que tem como atividade principal a capoeira junto à comunidade de Arraias; 
Sítios arqueológicos; o entrudo de carnaval; a paçoca de carne seca arraiana; o Museu Histórico e Cultural que retrata em imagens a história do processo de formação da cidade e do estado; 
um significativo patrimônio arquitetônico que compõem o inspirador cenário da cidade, pronto para ser explorado e o grupo de teatro Solarys, que raramente tem acesso à formação, mas que continua a ocupar a cena local com suas atividades artísticas.
Grupo Arte e Memória â?? Projetos Culturais
Doralice Loureiro da Mota â?? produtora cultural
Eliane Castro de Souza - socióloga
Gerardo Pereira Ramos - historiador

Luciano Pereira da Silva â?? fotógrafo e historiador
Fonte: Blog Arte nas Ruas de Arraias
© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente