Atendimentos de oftalmologia do programa Saúde para Todos iniciam nesta terça-feira - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, quarta-feira, 24 de abril de 2024.
14/12/2015 - 13h08m

Atendimentos de oftalmologia do programa Saúde para Todos iniciam nesta terça-feira

Sara Cardoso / Governo do Tocantins 
Ana Paula Gomes / Governo do Tocantins
Nesta primeira etapa do programa, consultas e cirurgias oftalmológicas serão oferecidas a pessoas com mais de 55 anos dos 23 municípios
Nesta primeira etapa do programa, consultas e cirurgias oftalmológicas serão oferecidas a pessoas com mais de 55 anos dos 23 municípios
  • Dentre os procedimentos a serem realizados estão cirurgias de catarata, tratamento clínico do aparelho da visão dentre outros
  • O prefeito de Guaraí, Francisco Júlio Pereira Sobrinho, destacou que recebe com muita expectativa a ação do Governo do Estado

Em Guaraí, as unidades móveis da oftalmologia, do programa Saúde para Todos já estão posicionadas e prontas para receber os usuários do Sistema �nico de Saúde (SUS) nesta terça-feira, 15. Os mais de 60 profissionais, entre médicos, enfermeiros e anestesiologistas, estarão atendendo aos pacientes a partir das 6 horas da manhã na avenida localizada em frente a Prefeitura de Guaraí.

Nesta primeira etapa do programa, consultas e cirurgias oftalmológicas serão oferecidas a pessoas com mais de 55 anos dos 23 municípios que compõem a Região de Saúde Cerrado Tocantins Araguaia.

"Vamos atender a pessoas que necessitam de consultas e oferecer cirurgias de catarata. O programa será executado em unidades móveis assistenciais, abrangendo todo o Estado. Vamos passar por todas as regiões e atender a quem precisa, levando a Saúde para mais perto da população", destacou o secretário de Estado da Saúde, Samuel Bonilha.

Os procedimentos realizados nas unidades móveis serão pagos conforme os valores estabelecidos na tabela unificada do Sistema �nico de Saúde (SUS) e os atendimentos serão geridos pela Central de Regulação do Estado.

O prefeito de Guaraí, Francisco Júlio Pereira Sobrinho, destacou que recebe com muita expectativa a ação do Governo do Estado. "Nós estamos muito ansiosos para o início dos atendimentos. Existe uma demanda reprimida na área de oftalmologia e essa ação contribui muito para a saúde da população, principalmente para o público idoso, que é o que mais necessita desse tipo de atendimento. Além disso, a movimentação dos outros 22 municípios da região vai fomentar nossa economia e trazer mais desenvolvimento para a cidade", destacou.

Agenda

A partir desta terça-feira e até o dia 19, vão ocorrer as consultas. Até o dia 21, serão realizadas as cirurgias dos pacientes diagnosticados e agendados nos dias de consultas. Até o dia 23, será o período de pós-operatório e no mês de janeiro a equipe retorna a cidade para fazer a revisão e consultas dos pacientes que passaram por cirurgia da catarata.

Dentre os procedimentos a serem realizados estão cirurgias de catarata, tratamento clínico do aparelho da visão, terapia em oftalmologia, diagnose em oftalmologia, cirurgias de segmento posterior, retina e vítreo.

Região de Saúde Cerrado Tocantins Araguaia

A primeira fase do programa vai beneficiar a Região de Saúde Cerrado Tocantins Araguaia composta pelos municípios de Bandeirante, Palmeirópolis, Colinas do Tocantins, Juarina, Pequizeiro, Brasilândia, Itapiratins, Itaporã, Tupiratins, Goianorte, Colméia, Guaraí, Tupirama, Pedro Afonso, Bom Jesus, Santa Maria, Itacajá, Recursolândia, Centenário, Arapoema, Bernardo Sayão, Presidente Kennedy e Couto Magalhães.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente