Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 19 de abril de 2024.
10/11/2021 - 14h53m

ATM amplia número de Municípios associados e alcança marca histórica de filiados nos últimos anos

Ascom ATM 
Foto - Ascom ATM
ATM é considerada uma das maiores entidades de classe do Estado do Tocantins
ATM é considerada uma das maiores entidades de classe do Estado do Tocantins

Nas últimas semanas, cinco Municípios tocantinenses se filiaram à Associação Tocantinense de Municípios (ATM), entidade que defende e representa os Municípios tocantinenses nas relações federativas e institucionais. Com as filiações, a ATM alcança sua marca histórica, nos últimos anos, de quantidade de cidades no quadro de associados da entidade municipalista.

Filiaram Ananás, Cachoeirinha, Colméia, Pindorama e Pugmil. Com isso, a ATM passa a ter 127 Municípios filiados, o que representa 92% dos municípios tocantinenses presentes no quadro de associados da entidade. "Estamos fortalecendo o Municipalismo, apresentando e comprovando aos gestores a importância da ATM, e os ganhos que os Municípios têm ao integrar a entidade", explica o presidente da ATM e prefeito de Talismã, Diogo Borges.

O prefeito de Pindorama, Dr. Thiago Tapajós, comentou a nova parceria. "Muito antes de filiarmos, a ATM já era parceira do nosso Município, pois víamos os benefícios e as conquistas alcançadas pela entidade chegar até Pindorama. Eu que tive um pai prefeito, de Porto Nacional, e que também foi presidente da ATM, só estava esperando organizar a casa, dar uma avançada em Pindorama, para filiarmos. Eu tenho certeza que essa parceria já deu certo", disse.

Benefícios - Em décadas de existência, a ATM promoveu milhares de capacitações aos gestores municipais, além de eventos que favoreceram a troca de conhecimentos e experiências de gestão pública. Milhões em recursos públicos chegaram aos cofres municipais com os esforços da entidade, ao promover cobranças aos entes Estadual e Federal. Os recursos vieram aos municípios também pela participação e pelos esforços da ATM em articulações no Congresso Nacional, em votações de pautas financeiras de interesse dos Municípios.

Além disso, a ATM oferta aos seus associados consultorias técnicas e informações fundamentais aos gestores para os processos de planejamento e tomadas de decisão. Em outra frente de trabalho, a Associação Tocantinense de Municípios oferta o Hotel ATM, com amplas instalações e leitos disponíveis aos gestores e munícipes. Destaque ainda para a representação institucional e política da Associação, apresentando e defendendo os interesses dos Municípios perante os demais entes federativos e órgãos de controle e fiscalização.  

Histórico - A ATM é uma sociedade civil sem fins lucrativos, fundada em Miracema do Tocantins, em 28 de fevereiro de 1989, com sede em Palmas, constituída pelos municípios associados do Estado do Tocantins, através do representante do Poder Executivo. A entidade tem como um dos seus objetivos congregar os municípios tocantinenses e difundir a sua doutrina municipalista, ampliando e fortalecendo suas capacidades administrativas, econômicas, culturais e sociais.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente