ATM reivindica a Funasa auxílio na elaboração dos planos municipais de saneamento básico - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Terça-feira, 23 de abril de 2024.
24/08/2015 - 15h05m

ATM reivindica a Funasa auxílio na elaboração dos planos municipais de saneamento básico

 
Presidente da ATM, João Emídio de Miranda, discursa durante a solenidade de lançamento de programa do Governo do Estado
Presidente da ATM, João Emídio de Miranda, discursa durante a solenidade de lançamento de programa do Governo do Estado

O presidente da Associação Tocantinense de Municípios â?? ATM e prefeito de Brasilândia, João Emídio de Miranda, pediu apoio ao presidente da Fundação Nacional de Saúde â?? Funasa, Henrique Pires, para que fundação auxilie os municípios tocantinenses na elaboração dos planos municipais de saneamento básico. O pedido foi feito nesta terça-feira, 18, no auditório do Palácio Araguaia, durante solenidade de lançamento do programa Educa Sanear, que desenvolverá ações integradas de educação, saúde e saneamento básico a 80 cidades tocantinenses.

Segundo o presidente da ATM, ã??a criação de plano de saneamento básico elaborado pelo titular dos serviços será condição para o acesso a recursos orçamentários da União a partir de janeiro de 2016. "Entre os inúmeros planos que temos que criar está também o de saneamento básico, que exige recursos financeiros e técnicos. Diante disso, queremos solicitar apoio na criação desses planejamentos municipais", frisou João Emídio, que na ocasião estava acompanhado de dezena de prefeitos.

Anfitrião do evento, o governador do Tocantins, Marcelo Miranda, fez coro ao pedido do presidente da ATM. O chefe do executivo Estadual entregou ao presidente da Funasa, ofício para a firmação de convênio entre Governo do Estado e a fundação para a elaboração dos planos municipais de saneamento básico. Em seu discurso, Miranda ressaltou a importância da parceria com os Municípios, para a realização de ações conjuntas, principalmente na área do saneamento, que segundo ele são vitais "para a transformação das cidades e do ambiente onde vivemos", disse.

Por sua vez, o presidente da Funasa sinalizou ao presidente da ATM e ao governador que fará convênio com o Governo do Estado para atender a solicitação.

Educa Sanear

A reivindicação ocorreu durante o lançamento do programa Educa Sanear, ação firmada entre o Governo do Estado e a Funasa, por meio da Agência Tocantinense de Saneamento â?? ATS, que levará aos 80 municípios atendidos pela ATS ações de educação, saúde e saneamento ambiental. As capacitações serão direcionadas aos agentes de saúdes, agentes comunitários , psicólogos, professores, estudantes e demais munícipes, sendo realizada em nove cidades-polos selecionadas, que são: Divinópolis, Crixás, Chapada da Natividade, Brasilândia, Itapiratins, Sampaio, Riachinho, Monte do Carmo e Ponte Alta do Tocantins.ã??

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente