Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 18 de abril de 2024.
06/07/2017 - 11h10m

Aurora do Tocantins, cidade dos amigos, terra dos mutirões

 
Foto: Rodrigues di Sousa

Umas das tradições considerada de muita importância na sociedade unida, são os mutirões. Essa tradição, apesar de popular, há muito tempo desde o fim da década de 80, quando morava em Palmeirópolis não era vista por este jornalista, que não sai da lembrança e deixa muita saudade.

Ao passar pela cidade de Aurora do Tocantins, a caminho de Taguatinga, comuniquei com o líder político Edson Neiva para cumprimentá-lo, quando o mesmo nos convidou para uma visita a casa do vereador Fernando da Vila, no setor Vila Baiana, quando eu e meu companheiro Antônio Oliveira de Lavandeira deparamos com uma multidão de homens e mulheres trabalhando o mutirão para concluir a construção da casa do anfitrião.

Era quase uma centena de pedreiros e serventes, trabalhando animados no reboca da mais nova casa da cidade, enquanto dezenas de mulheres preparavam o boião para a turma na maior animação e orgulho de estar ali participando daquela bonita ação entre amigos.

Segundo Edson Neiva, esses mutirões já beneficiou mais de 60 famílias em dez anos nas áreas de construção de moradias, roçagem de pastos, capinas e colheitas de grãos, entre outras ações. Segundo ele, os idealizadores desde as primeiras edições foram Fernando da Vila, Geré, João neto, Veião Oropa, Rosa, Edson Neiva, dentre outras dezenas de pessoas, preocupados com o bem estar dos moradores da pequena cidade sudestina, na região do vale do Rio Palmas.

                 Lembre-me que ainda quando criança, lembro dos mutirões realizados pela família barros de Palmeirópolis, quando cinco, seis, sete dezenas de homes se reunião para ajudar uns aos outros nas derrubadas de roças, plantações, limpezas, colheitas, roçagem de pastos, construções de casas entre aquela que era a maior famílias daquele município.
© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente