Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 18 de abril de 2024.
13/11/2018 - 18h58m

Aurora realiza com sucesso seu primeiro pedal ecológico com centenas de ciclistas

Rodrigues di Sousa do Portal JTI 
Foto: Ronaldo Senna

A prefeitura municipal de Aurora do Tocantins, na região das serras gerais, realizou no último domingo dia 11 de novembro seu primeiro Pedal Ecológico e o 4º Pedal Ecológico do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável (CIDS) Vale do Rio Palma, do qual o município é membro fundador participante.

O evento apesar de acontecer 12 dias depois, a programação é parte das festividades do aniversario da cidade. Aurora do Tocantins, conhecida como capital das cavernas e das águas azuis comemorou no último dia 29 de outubro seus 55 anos de emancipação política e independência administrativa.

Logo na manhã de domingo centenas de ciclistas já se encontravam no café da manhã oferecido pela prefeitura e servido aos participantes, ao mesmo tempo em que as cores brancas e verdes aumentavam com as vestes das camisetas. Ao passo que o titular da paróquia Senhor do Bonfim padre Wesley deu a benção de partida. Padre Dorivan Ribeiro também marcou presença na confraternização no balneário Douradas.

Em seguida uma volta foi dada pela cidade, onde o prefeito Aloilson Tavares Cardoso "Caçula", o secretário de meio ambiente Wagner Moura, o diretor e o presidente do grupo Família Pedal e Churrasco Rafael Moreira e Thiago Severo, a engenheira ambiental do CIDS Vale do Rio Palma Naraiany Alves e o Diretor executivo do CIDS jornalista Rodrigues di Sousa e outros membros do pedal fizeram plantios de arvores pela cidade.

O Pedal Ecológico de Aurora do Tocantins foi realizado pela prefeitura municipal, através da secretária municipal de Meio Ambiente, Turismo, Recursos Hídricos e Agricultura e demais secretárias do município. Já a sua organização ficou por conta do Grupo Família Pedal e Churrasco, que além a diretoria geral conta com outras sete diretorias municipais representando, além da cidade de Aurora do Tocantins, Combinado, Lavandeira, Novo Alegre, Campos Belos, Taguatinga e Luiz Eduardo Magalhães.

Mais de 170 ciclistas e mais de duzentas pessoas compareceram entre eles um grupo de Pedal e Saúde de Luiz Eduardo Magalhães BA, graças à mobilização do Grupo Família Pedal e Churrasco. Na oportunidade no destino final do evento ambiental que teve o balneário Douradas no Rio Palma, como ponto de confraternização, o prefeito Caçula enalteceu a união de forças de sua equipe e agradeceu, o grupo Família Pedal e Churrasco pela organização e teceu agradecimentos pela presença das caravanas vindas dos diversos municípios de Tocantins, Goiás e Bahia.

Já o diretor executivo do CIDS Vale do Rio Palma jornalista Rodrigues di Sousa, ressaltou o crescimento do interesse pelo meio ambiente através das pedaladas ecológicas iniciada em dezembro de 2017 na região Vale do Rio Palma pelo município de Lavandeira. Ao passo que o diretor do grupo Família pedal e Churrasco Rafael Moreira ressaltou o crescimento e integração dos grupos de pedal da região e agradeceu a presença e participação de todos atendendo o convite do município, ao agradecer a confiança que o prefeito Caçula deu ao grupo na sua organização. Na oportunidade foram sorteados vario brindes aos participantes.

O pedal ecológico do CIDS Vale do Rio Palma apoiado pelo grupo Família Pedal e Churrasco já está em sua 4ª edição, já tendo iniciado em Lavandeira em dezembrode2017, Novo Alegre em fevereiro de 2018, Combinado em junho de 2018 e Aurora do Tocantins em novembro 2018. Vale ressaltar que os membros do grupo Família Pedal e Churrasco prestigiaram também a realização do 1º Pedal Ecológico de Taguatinga em agosto de 2018. Já em 16 de dezembro será a vez do segundo Pedal Ecológico de Lavandeira, quando o município realiza seu 23º aniversario da cidade, completando o 5º Pedal do CIDS. O Programa Pedal Ecológico tem como objetivo de disseminar a política de educação ambiental nos municípios da região.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente