Tribuna do Interior

Tocantins, Sábado, 20 de abril de 2024.
07/08/2017 - 11h17m

Brigadistas dos municípios do Vale do Rio Palmas participam de cursos para combate as queimadas.

Redação 
Divulgação

O município de Lavandeira foi sede da realização do curso de Brigadas de Incêndio, ministrado pela Coordenadoria de Defesa Civil do governo do Tocantins. O curso que durou dois dias meio foi coordenado pelo subtenente Medeiros e ministrado pelos sargentos do Corpo de Bombeiros Militar Feitosa e Willisson e treinou brigadistas de Aurora do Tocantins, Combinado, Lavandeira, Novo Alegre e Taguatinga, e contou com a participação de mais de 50 pessoas dentre elas quatro mulheres.

No encerramento que contou com as presenças dos prefeitos de Lavandeira Roberto César, de Combinado Lindolfo Prado e de Novo Alegre Dr. Fernando Gomes, além do vice-prefeito Glauco Rafael, que também é secretário de meio ambiente de Combinado, do secretário de meio ambiente de Novo Alegre Celiomar Rego, do secretário de Meio Ambiente de Lavandeira jornalista Rodrigues di Sousa e do diretor de Turismo de Aurora Wagner Moura, dentre outros auxiliares municipais.

O prefeito anfitrião Roberto César ressaltou a importância das brigadas de incêndios e reiterou seus agradecimentos a coordenadoria de defesa civil por ter escolhido a cidade de Lavandeira para realização deste importante curso para o combate as queimadas, ao reafirmar seu compromisso com a proteção do meio ambiente. Para César que possamos fazer é apoiar iniciativas como estas e evitar destruição ambiental.

Já o prefeito de Novo Alegre Dr. Fernando Gomes ressaltou a importância da união dos municípios em prol de ações que fortaleça o meio ambiente, sobre tudo no combate as queimadas, que segundo ele, é muito prejudicial ao meio ambiente, a saúde e o bem estar.

Já o prefeito Dolfin, reafirmou seu compromisso em apoiar as ações que promova o desenvolvimento sustentável, sobre tudo trabalhando a educação ambiental, e elogiou o brilhante trabalho dos prefeitos, secretários de meios ambiente e a engenheira Naraiany.

Para o coordenador de Meio Ambiente de Taguatinga João de Cici, foi muito importante para seu município participar deste importante curso em Lavandeira, dando início a novos tempos para o meio ambiente, preparando os cidadãos para combater as queimadas, caso houver.

Ao passo que a engenheira ambiental Naraiany Alves ressaltou que aos poucos os municípios do Vale do Rio Palmas vão se consolidando nas ações de meio ambiente, com o trabalho de parcerias, sobretudo promovendo as campanhas de educação ambiental, principalmente no combate as queimadas. Para ela as queimadas só destrói o ecossistema e polui o ambiente que vivemos.

Já o secretário de Meio Ambiente Turismo e Desenvolvimento Econômico de Lavandeira jornalista Rodrigues di Sousa, que articulou junto a coordenadoria da Defesa Civil do Estado, a vinda do cursos para a região, reafirmou seu compromisso em trabalhar em parcerias para promover o meio ambiente. Para ele o importante é prevenir, mas se tiver que combater nossos brigadistas estão prontos para agir. Para Rodrigues di Sousa as queimadas só trazem destruição e maleficio para saúde.

O coordenador de Brigadas da Defesa Civil Sub Tenente Medeiros enfatizou a grande importância do curso de brigadistas para o combate as queimadas, ressaltando que ganha o meio ambiente, ganha a sociedade com as vantagens de não ter poluição e ganha os municípios com melhor pontuação para o ICMS Ecológico.
© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente