Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 28 de março de 2024.
01/04/2022 - 09h26m

Campanha Nacional de Imunização contra Influenza e Sarampo inicia-se na segunda-feira, 04

Erlene Miranda ? Governo do Tocantins 
Foto: Nielcem Fernandes/ Governo do Tocantins
 A gripe é uma contaminação aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza
A gripe é uma contaminação aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza

Nesta segunda-feira, 04, terá início a Campanha Nacional de Imunização contra Influenza e Sarampo. Esta será a primeira vez que as campanhas serão realizadas de forma simultânea. Os imunizantes para vacinação já estão disponíveis para retirada pelas secretarias municipais de saúde, desde a quarta-feira, 30, na Central de Imunização, em Palmas e no pólo de distribuição, em Araguaína.

Segundo a gerente de imunização da SES-TO, Diandra Sena, a população precisa ficar atenta à campanha e verificar se precisa realizar a vacinação "a imunização é primordial para evitar doenças, assim, pedimos que todos fiquem alerta e verifiquem se precisam ser vacinados", afirma.

A gerente complementou que "a meta de imunização contra a influenza é vacinar 516.916 pessoas do grupo prioritário, já para o sarampo a meta é 148.746 pessoas", finaliza.

Público-alvo da imunização contra gripe

A primeira etapa vacinação contra influenza será realizada entre os dias 04 de abril e 02 de maio, e tem como públicos-alvo idosos com 60 anos ou mais e trabalhadores da saúde. Já a segunda etapa ocorrerá entre os dias 03 de maio e 03 de junho, e terá como público a imunização de crianças de 6 meses a menores de 5 anos de idade; gestantes e puérperas;povos indígenas;professores;população com comorbidades; pessoas com deficiência permanente; forças de segurança e salvamento e forças armadas; caminhoneiros e trabalhadores de transporte coletivo rodoviário de passageiros urbano e de longo curso;trabalhadores portuários;funcionários do sistema prisional;adolescentes e jovens de 12 a 21 anos de idade sob medidas socioeducativas e população privada de liberdade.

Público-alvo da imunização contra sarampo

A vacinação contra o sarampo também será realizada em duas etapas, primeira que terá início nesta segunda-feira, 4, segue até 02 de maio e é destinada aos trabalhadores  da saúde que não possuem ciclo vacinal completo. De 03 de maio a 03 de junho a imunização terá como público-alvo crianças de 06 meses a menores de 5 anos.

Capacitações

A gerência de imunização da SES-TO realiza nesta quinta e sexta-feira capacitações sobre a Campanha com servidores das secretarias municipais de saúde. Profissionais das salas de vacinas de todo Tocantins serão orientados quanto aos procedimentos na hora da imunização.

As doenças

A gripe é uma contaminação aguda do sistema respiratório, provocado pelo vírus da influenza. A imunização é a forma mais eficaz de prevenção contra a doença, que tem grande potencial de transmissão.

O sarampo é causado por um vírus e é uma doença infecciosa grave, que pode levar à morte. A única forma de evitar a enfermidade é por meio da vacinação. 

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente