Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 28 de março de 2024.
05/05/2017 - 17h01m

Carta de Porto Velho destaca união dos governadores em defesa de ações para Amazônia Legal

Gisele França/Governo do Tocantins 
Foto: Elson Caldas

Reunidos nesta sexta-feira, 5, em Porto Velho (RO), onde aconteceu a 14ª edição do Fórum dos Governadores da Amazônia Legal, os chefes dos executivos dos nove estados que compõem esse bloco encerraram o evento assinando uma carta que efetiva as discussões do encontro. O documento, chamado de Carta de Porto Velho, reforça a importância do trabalho em conjunto destes estados, o que resultará em uma região mais produtiva e respeitada.

"Nós, Governadores, reafirmamos que nossa união dará a Amazônia Legal o reconhecimento e posicionamento merecido à nossa região", destaca a carta.

O documento traça pontos que buscam construir a melhor estratégia para o efetivo desenvolvimento sustentável da região, como a promoção da unidade política e estratégica na área ambiental, com ações integradas e cooperativas, com enfoque na implementação do Código Florestal, do Cadastro Ambiental Rural (CAR),  do Programa de Regularização Ambiental  (PRA), e da Política de Recursos Hídricos, prevenção e combate ao desmatamento e políticas e instrumentos de Redução das Emissões por Desmatamento e Degradação Florestal (REDD).

O documento também defende ações estratégicas na área de segurança, como o financiamento da segurança pública pela União; a implantação dos Laboratórios de Tecnologia contra Lavagem de Dinheiro (LAB-LD); e a potencialização do sistema de inteligência (S3I/SESP do Estado do Mato Grosso -MT) para que seja compartilhado em todos os estados amazônicos. 

Confira a carta na íntegra.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente