Tribuna do Interior

Tocantins, quarta-feira, 17 de abril de 2024.
24/05/2022 - 12h29m

Casa de Apoio atende mais de 5.5 mil pessoas de janeiro a maio de 2022

Foto: Carlessandro Souza - Governo do Tocantins 
Foto: Carlessandro Souza/Governo do Tocantins
A Casa de Apoio foi criada com o intuito de oferecer conforto e condições dignas a pacientes que realizam tratamento de saúde em Palmas
A Casa de Apoio foi criada com o intuito de oferecer conforto e condições dignas a pacientes que realizam tratamento de saúde em Palmas
A Casa de Apoio gerida pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), tem capacidade de atender, diariamente, mais de 120 pessoas. Em 2021, a instituição hospedou mais de 17 mil pessoas; e em 2022, entre os meses de janeiro a maio, a Casa já realizou mais de 5.5 mil atendimentos. São pacientes encaminhados, por assistentes sociais, dos hospitais públicos de Palmas; Hospital Geral, Hospital Infantil e Maternidade Dona Regina.

São pessoas que vêm de vários municípios do Tocantins e também de estados vizinhos para tratamento de saúde em Palmas e não têm onde se hospedar. A hóspede Márcia da Silva Luz, veio de Riachão no Maranhão para tratar um câncer no Hospital Geral de Palmas no final de 2021. " Fiquei cerca de três meses hospedada na Casa de Apoio e agora estou de volta  para realizar exames", contou.  "As pessoas aqui nos tratam muito bem, são atenciosas, alegres, carinhosas, amorosas, o atendimento é maravilhoso. Me sinto tão bem aqui que que às vezes  não tenho vontade nem de voltar. Me sinto em casa ", afirmou. 
 
A Casa oferece quatro refeições diárias, balanceadas, apoio psicológico e espiritual e entretenimento, além de informações e orientações por meio de palestras. Além do custeio contínuo do Governo do Tocantins, a instituição também conta com doações de parceiros voluntários, que ajudam de diversas formas.

Voluntariado

"O trabalho voluntário que realizo vem desde 2004 e a vontade de proporcionar um pouco de conforto para alguém foi o que me motivou a fazê-lo. Foram várias doações desde um momento de leitura com crianças na Casa, terapia como  também doação de alimentos e medicamentos, entre outras" , afirmou a voluntária Jordana de Oliveira Rocha Dantas.
 
"Procuramos fazer daqui um ambiente de tranquilidade e conforto para receber as pessoas que passam por momentos de desequilíbrio em sua saúde", conta a gerente da instituição, Elisangela Sardinha. "Muitos chegam acreditando que voltam logo para seus lares e, por conta dos tratamentos, precisam ficar meses e até anos hospedados na Casa. E para cada um desses hóspedes, damos nossa atenção especial e compartilhamos de seus avanços em direção à cura", ressalta.

Casa de Apoio

A Casa de Apoio foi criada com o intuito de oferecer conforto e condições dignas a pacientes que realizam tratamento de saúde em Palmas.

O local oferece um cronograma diversificado de atividades, como realização de palestras, contação de histórias e até minicursos. A estrutura física da Casa é composta por mais de 120 leitos equipados com beliches e ar-condicionado, cozinha, brinquedoteca, sala interdisciplinar, parquinho, área de convivência social e capela. Fica a apenas 200 metros do Hospital Geral de Palmas (HGP), o que facilita o acesso. Os hóspedes são selecionados e encaminhados pelas assistentes sociais dos hospitais de Palmas.

A instituição está localizada a 200 metros do Hospital Geral de Palmas (HGP), o que facilita o acesso dos pacientes aos tratamentos de saúde.
© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente