Tribuna do Interior

Tocantins, Terça-feira, 23 de abril de 2024.
25/04/2022 - 11h48m

Casa de Apoio Vera Lúcia completa 16 anos e já realizou mais de 230 mil atendimentos

Lara Cavalcante/ Governo do Tocantins 
Foto: Zezinha Carvalho/Governo do Tocantins
Mais de 230 mil atendimentos a tocantinenses do interior do Tocantins e pessoas de outros estados e países
Mais de 230 mil atendimentos a tocantinenses do interior do Tocantins e pessoas de outros estados e países

Em meio a muitas canções de louvor e orações de gratidão servirdores, hóspedes, parceiros e autoridades civis e relogiosas comemoraram os 16 anos da Casa de Apoio Vera Lucia nesta quarta-feira, 20.

A Casa que oferece hospedagem gratuita a pacientes e acompanhantes de pacientes dos hospitais públicos de Palmas é mantida pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas). Desde sua fundação em 18 de abril de 2006 a Casa já realizou mais de 230 mil atendimentos a tocantinenses do interior do Tocantins e pessoas de outros estados e países.

Para a coordenadora da Casa de Apoio, Elisangela Sardinha o dia é de muita festa e gratidão. Ela enalteceu a dedicação de todos os servidores e o apoio dos gestores e parcerceiros presentes: "Somente nesse ano, de janeiro a abril, já realizamos 5.300 atendimentos. Todo esse trabalho só é possível com muito amor e temos vivido esse amor de cada pessoa  envolvida". Agradeceu a coordenadora.

A comemoração contou com a presença da esposa do presidente da Assembleia Legislativa, Virgínia Andrade, considerada a madrinha da Casa pela coordenação.  Na ocasião, Virgínia Andrade contou como conheceu o espaço e se encantou passando a trabalhar ativamente como voluntária: "Muitas vezes ouço de algumas pessoas que não devemos ajudar essa obra por ser uma ação de Governo, mas discordo. Acredito que essa Casa é de todos nós. Aqui podemos fazer o bem sem olhar a quem e essa é a verdadeira manifestação de amor". Declarou Virginia.

Essa também foi a constatação do paciente oncológico e hóspede da Casa,  Zacarias Monteiro, após ser acolhido inúmeras vezes durante o seu tratamento ele declara: " Essa Casa não é uma casa de governo ela é uma casa de Deus. Aqui temos pessoas de todo jeito e lugar sendo acolhidas com amor. Sou muito grato pelo trabalho de cada um". Comemorou o hóspede.

O pastor Carlos falou durante o evento em nome dos muitos parceiros que prestam serviços voluntários na Casa e conclamou: " Convido cada presente a conhecer esse lugar e te garanto que você vai se apaixonar aqui temos a oportunidade de chorar com o que choram, mas também de nós alegrar com os que se alegram. É um grande privilégio".

Segundo o secretário da Setas, José Messias Araújo, os cargos são transitórios assim como a vida, mas em trabalhos como o desenvolvido na Casa de Apoio e na Setas se tem a oportunidade de deixar um legado : " Agradeço a Deus o privilégio que me foi dado de cuidar de pessoas e junto com toda nossa equipe queremos deixar esse legado". Pontuou o gestor.

A Casa

A Casa de Apoio está localizada a menos de 300 metros do Hospital Geral de Palmas (HGP). O local é composto de mais de 100 leitos equipados com beliches, cozinha, brinquedoteca, sala interdisciplinar, parquinho, área de convivência social e capela.

Os hóspedes são encaminhados pelo serviço de assistência social dos hospitais públicos de Palmas e uma vez hospedados terão acesso a assistência pelo período que for necessário ao tratamento.


© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente