Cerveró diz que base da BR Distribuidora de Porto Nacional foi direcionada à UTC por diretor indicado por Collor - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 29 de março de 2024.
20/01/2016 - 22h26m

Cerveró diz que base da BR Distribuidora de Porto Nacional foi direcionada à UTC por diretor indicado por Collor

Do Portal CT Com informações do UOL 
Divulgação
  • Pátio da BR Distribuidora em Porto Nacional, no Distrito de Luzimangues, que, segundo Cerveró, foi direcionada à UTC por Collor

O ex-diretor da área Internacional da Petrobras Nestor Cerveró citou a base de Porto Nacional de tancagem e armazenamento da BR Distribuidora como parte do esquema montado para beneficiar a construtora UTC, envolvida na Operação Lava Jato, da Polícia Federal. A informação é do portal UOL.

Conforme o delator, a diretoria responsável pela construção das bases era a de Engenharia e Serviços, cujo diretor, José Zonis, foi indicado pelo senador Fernando Collor (PTB-AL). Segundo Cerveró, durante o período em que ele estava na diretoria financeira da BR Distribuidora foram "realizadas licitações (todas direcionadas) para a UTC construir bases de tancagem e armazenamento para a subsidiária". O delator afirmou que todas foram aprovadas por todas as diretorias da BR Distribuidora.

"Assim, aprovadas as construções, foram realizadas licitações, sendo que a UTC restou como ganhadora e construiu as bases de Porto Nacional/TO, base do Acre e uma reforma de outra base da qual não se recorda o nome", disse Cerveró em declaração à Procuradoria-Geral da República, preliminar ao acerto de colaboração premiada que firmou na Operação Lava Jato. Segundo o delator, "o negócio do Collor é dinheiro, ela não arrecada para partido, mas para ele mesmo."

Cerveró foi diretor de Internacional da Petrobras entre 2003 e 2008. Após ser exonerado do cargo, assumiu a diretoria financeira da BR Distribuidora, subsidiária da estatal, onde ficou até 2014. Cerveró fechou o acordo no dia 18 novembro de 2015. O executivo está preso desde janeiro do ano passado. (Com informações do UOL)

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente