Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 28 de março de 2024.
12/03/2016 - 07h40m

CGE abre exposição Memórias Fotográficas das Ruas de Porto Nacional

Edvânia Peregrini / Governo do Tocantins 
Divulgação

Com espaço reservado para quem tem talentos, a Controladoria Geral do Estado (CGE) estimula servidores e colaboradores a divulgar seus trabalhos artísticos. Nesta quinta-feira, 10, às 11h, a pasta, em parceria com a Escola Cem Felix Camoa Porto Nacional, abre a exposição Memórias Fotográficas das Ruas de Porto de Nacional, que ficará aberta ao público durante todo o mês de março, no Hall do órgão, na Praça dos Girassóis, em Palmas.

O projeto, coordenado pela professora Graças Cantão, é uma iniciativa que visa aliar a fotografia ao currículo escolar dos alunos nas disciplinas de Arte, Geografia e História.

Para dar inicio ao projeto a coordenadora realizou com os alunos uma oficina sobre o assunto e em seguida os motivou a saírem com câmera nas mãos e olho nas ruas, casarões e monumentos de Porto Nacional.

O Centro Histórico de Porto Nacional, Patrimônio Tombado é o berço da cultura tocantinense, teve suas ruas estreitas e os casarões como palco para a realização das fotografias pelos alunos do Centro de Ensino Médio Félix Camoa e a parceria das demais escolas: CEM Prof. Florêncio Aires, Colégio Estadual Angélica Ribeiro Aranha, Colégio Estadual Dr. Pedro Ludovico Teixeira e Colégio Estadual Marechal Artur da Costa e Silva.

A professora Graças Cantão e demais professores do Félix Camoa, juntamente com a gestora Tathiania Mallaco, acreditam que a produção de imagens pelos alunos provoca a percepção de si e do outro, a singularidade do olhar para as diferenças, potencializando a dimensão crítica em relação ao mundo e às imagens que os cercam.

Segundo a coordenadora, esse registro fotográfico possibilita ainda uma gama de aplicações pedagógicas como o questionamento da imagem, a comunicação, a informação e a expressão, e ainda propicia a percepção, identificação, conhecimento e crítica visual do território que circunda o indivíduo, possibilitando diversas interpretações da imagem.

Fundada no início do século XIX, Porto Nacional é uma das referências históricas mais importantes do Estado, sendo uma rica fonte de cultura e conhecimento, "digna de ser vista, admirada e analisada. E, nada melhor do que a fotografia para possibilitar esse olhar", relata a professora Graças Cantão.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente