Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 19 de abril de 2024.
06/07/2021 - 20h23m

Cidade de Novo Alegre é reconhecida pelo Ministério da Saúde pelo belo trabalho realizado no enfrentamento da Covid-19

Por Celio Carlos 
FOTO: CELIO CARLOS
  • Deputada Dorinha Seabra parabenizou os prefeitos destaques com combate ao Novo Corona Virus
  • Prefeito Fernando Pereira mostrou desde o inicio de sua gestão que saúde é coisa séria e por isso tem dedicado no combate a disseminação do virus
  • Em Novo Alegre a vacinação está bastante avançada.

Novo Alegre está entre as 12 cidades tocantinenses reconhecidas pelo ministério da saúde, pelo belo trabalho que vem sendo realizado desde o inicio da Covid-19. Este reconhecimento foi também motivo de aplausos por parte do Conselho da Secretarias Municipais de Saúde do Tocantins (COSEMS-TO).

Novo Alegre que sempre foi exemplo e espelho para muitas outras cidades no que diz respeito ao trabalho de excelência que é realizado por todos os profissionais de saúde, desde o inicio da gestão do prefeito Fernando Pereira, vai receber o certificado de reconhecimento, através do Ministério da saúde, assinado pelo Ministro da saúde, Marcelo Queiroga.

O justo reconhecimento pelo bom trabalho prestado por estes profissionais de saúde de Novo Alegre se dá por causa da dedicação para fortalecer a atenção primária (APS). Mesmo em meio a um problema tão sério de saúde a nível mundial, a atenção primária foi priorizada como porta de entrada no sistema de saúde.

No país, 225 municípios foram reconhecidos pelo Ministério da Saúde devido ao grande empenho e sucesso no enfrentamento a pandemia da Covid-19.

No Tocantins, além da cidade de Novo Alegre, as outras cidades que também tiveram o reconhecimento do Ministério da Saúde; Alvorada, Barrolândia, Cariri do Tocantins, Caseara, Chapada de Areia, Divinópolis do Tocantins, Goianorte, Itapiratins, Porto Alegre do Tocantins, Sítio Novo do Tocantins e Talismã.

Segundo o Secretário da Atenção Primária  á saúde, Raphael Câmara, o certificado de qualidade da APS vem para reconhecer o trabalho que tem sido feito pelos municípios e Distrito Federal, para alcançarem os parâmetros de qualidade que eram esperados e recebidos pela população. Acrescentou ainda que é importante e estratégico para o SUS que o Governo Federal continue investindo cada vez mais na Atenção Primária.

Quem também comemorou bastante este reconhecimento do Ministério da Saúde pelo belo serviço da equipe de saúde de Novo Alegre, foi a deputada Federal Dorinha, que foi responsável por destinar recursos em apoio  aos municípios em razão da pandemia.

Dorinha diz estar comprometida com a saúde dos municípios tocantinenses, que em 2020 ela disponibilizou mais de 27 milhões para ações de combate a Covid-19. Neste ano de 2021 foram  destinados pelos congressistas, 100 milhões  para a saúde pública do Tocantins, dos quais, 32 milhões são especificamente para o combate a Covid-19.

Parabéns ao prefeito Fernando Pereira, ao vice-prefeito Valdomiro Dias pelo grande apoio que sempre deram a Secretaria Municipal de Saúde e parabéns a todos os profissionais de saúde de Novo Alegre pelo empenho e dedicação para com aqueles que mais precisam. 

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente