Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 28 de março de 2024.
18/08/2017 - 20h01m

Claudia Lelis entrega certificados de Cadastro Ambiental Rural e de barraginhas a produtores rurais

Governo do Tocantins 
Lourenço Bonifácio/Governo do Tocantins
Superamos a meta aqui na região e o Tocantins passa a ter quase 80% das propriedades rurais cadastradas", lembrou Claudia
Superamos a meta aqui na região e o Tocantins passa a ter quase 80% das propriedades rurais cadastradas", lembrou Claudia

Cumprindo extensa agenda na região sudeste do Tocantins nesta quinta-feira, 17, a vice-governadora Claudia Lelis entregou certificados do Cadastrado Ambiental Rural (CAR) a pequenos produtores de Taguatinga e região.

"Esse certificado representa muito para todos nós. Ele traz diversos benefícios para o nosso produtor, principalmente na obtenção do crédito rural, com taxas e juros mais baixos.  Superamos a meta aqui na região e o Tocantins passa a ter quase 80% das propriedades rurais cadastradas", lembrou Claudia. 

Ainda em Taguatinga, Claudia Lelis assinou termo de cooperação técnica para início dos estudos de implantação do plano de saneamento básico nos municípios de Arraias, Combinado, Paranã e Taguatinga. "Esse plano é uma ferramenta essencial para o  planejamento e  gestão na melhoria das condições sanitárias e ambientais dos municípios e, consequentemente, da qualidade de vida da população", ressaltou Lelis, que pediu empenho e participação dos gestores.

O prefeito de Taguatinga, Altamirando Zequinha Gonçalves, conhecido como Miranda, fez questão de pedir que os prefeitos da região também façam a adesão.  "Essa região não tem saneamento básico, essa questão é fundamental, por isso tenho certeza de que teremos um ótimo resultado com o plano", disse o prefeito. 

Barraginhas 

Já no município de Combinado, na fazenda Guariroba, a vice-governadora entregou aos pequenos produtores rurais da região 200 certificados do projeto barraginhas. "Todos sabemos que a vida dos agricultores, principalmente aqui na região sudeste, não é fácil. O período de estiagem castiga o solo, dificulta a colheita e muitas vezes mata o gado de sede. O projeto barraginhas está mudando essa realidade e beneficiando diretamente a vida dos pequenos produtores", afirmou.

Com foco no combate aos efeitos da estiagem, o Governo do Tocantins está investindo cerca de R$ 2 milhões para a construção de quase 4 mil barraginhas nos 17 municípios da região sudeste do Tocantins.  

Para a secretaria de Estado do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Meire Carreira, o projeto traz segurança hídrica e ajuda na recuperação dos rios. "Estamos na reta final desse projeto, e conseguimos instalar cerca de 90% das barraginhas. Um diferencial não só para a vida das famílias, mas também para o nosso meio ambiente", anunciou a secretária, que é responsável pelo projeto juntamente com o Ruraltins. 

Participaram da entrega, além de produtores rurais da região, os prefeitos de Aurora do Tocantins, Aloilson Tavares; de Lavandeira, Roberto Cesar; de Combinado, Lindolfo Neto; de Novo Alegre, Fernando Pereira;  de Taguatinga, Miranda. Estiveram presentes também o sub-secretário da Semarh, Fábio Lelis, o presidente do Ruraltins Pedro Dias, e lideranças da região.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente