Claudia Lelis ressalta que Atenção Básica é a porta de entrada para um atendimento de qualidade em saúde - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 19 de abril de 2024.
05/12/2017 - 21h02m

Claudia Lelis ressalta que Atenção Básica é a porta de entrada para um atendimento de qualidade em saúde

Fátima Miranda/Governo do Tocantins  
Foto: Manoel Lima/Governo do Tocantins
A vice-governadora Claudia Lelis destacou que a atenção básica é a porta de entrada dos pacientes que necessitam do sistema único de saúde
A vice-governadora Claudia Lelis destacou que a atenção básica é a porta de entrada dos pacientes que necessitam do sistema único de saúde

Durante a abertura da oficina de capacitação sobre programas e recursos da atenção básica, promovida pelo Ministério da Saúde (MS), nesta segunda-feira, 4, em Palmas, a vice-governadora Claudia Lelis destacou que a atenção básica é a porta de entrada dos pacientes que necessitam do sistema único de saúde.

 

"� nos municípios que começa o atendimento inicial e é neste primeiro momento que os profissionais que trabalham nesta área devem orientar e solucionar os problemas, ajudando o paciente a ter um atendimento de qualidade. � na atenção básica que tudo começa e é onde o sistema precisa e deve funcionar com excelência. Porque muitos casos podem e devem ser resolvidos no atendimento básico, sem que o paciente precise ir para uma UPA, ou para os hospitais maiores", lembrou Claudia Lelis.

 

Para o diretor de atenção básica do Ministério da Saúde, João Salame, "o SUS é modelo para o mundo e precisa sim de adequações, mas está melhorando e essas oficinas nos estados são fundamentais. O SUS não é pra médicos e funcionários, é para sociedade e por isso deve funcionar de forma adequada". Ressaltou.

 

O secretário estadual de saúde, Marcos Musafir fez disse que quem trabalha com o SUS precisa entender, compreender e aprender a amplitude que é a atenção básica e como deve funcionar. "Nosso desafio é realmente fazer atenção básica para quem precisa e, aqui no Tocantins, temos trabalhado muito para sermos modelo para o Brasil", afirmou.

 

Para a secretária de saúde de Recursolândia, região Nordeste do Estado, Mari Pereira, essa oficina é importante para que os gestores possam se qualificar e assim prestar um atendimento de qualidade, "nossa luta é grande e precisamos da parceria com o Estado e com o Ministério para conseguiremos atender com qualidade os pacientes", disse.

Avanços no Tocantins

 

A vice-governadora também apresentou os avanços que o Estado alcançou nos últimos três anos na área da saúde. Somente este ano, já entregamos 192 leitos hospitalares no maior hospital público do Tocantins, inauguramos o Banco de Olhos no HGP; entregamos mais de 80 leitos nos hospitais de Paraíso do Tocantins e Porto Nacional; reformamos e ampliamos o Hospital Regional de Augustinópolis; instalamos equipamentos de raios-x no Hospital Regional de Xambioá e entregamos a obra de adequação, ampliação e retomada do atendimento no Centro Cirúrgico do Hospital de Alvorada; e retornamos o atendimento médico 24 horas no Hospital de Dianópolis; entregamos a sala de estabilização e a reforma do hospital Tia Dedé, em Porto nacional.

 

Entregamos leitos para a Unidade de Terapia Intensa (UTI) e inauguramos o Integra Saúde, uma sala de monitoramento instalada dentro da sede da Secretaria de Estado da Saúde, que exibe informações em tempo real sobre a quantidade de leitos disponíveis e dados estatísticos da área. Além disso, conseguimos, neste ano, elevar e manter o estoque regulador de medicamentos em 90%, além de muitos outros avanços que conseguimos implantar no Estado, fruto de muito trabalho e dedicação.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente