Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 18 de abril de 2024.
12/06/2022 - 19h34m

Com articulação da ABAC e CIDS Vale do Rio Palma FARCOM beneficia Associação de Catadores de Recicláveis do Vale do Rio Palma com fábrica de vas

Por Rodrigues di Sousa 
Foto: Evônio Madureira

A Federação das rádios Comunitárias do Estado do Tocantins (FARCOM), entregou na manhã deste sábado 11/06 uma máquina de fabricar vassouras ecológicas a base de garrafas pets, à Associação de Catadores de Materiais Recicláveis (A RECICLE Vale do Rio Palma) com sede em Lavandeira.

A ação foi articulada pelo presidente da Associação Beneficente e Assistencial do Combinado (ABAC) mantenedora da Rádio Comunitária Estrela FM 104,9 de Combinado, afiliada da FARCOM Evônio Madureira e o diretor Executivo do Consórcio Intermunicipal de Desenvolvimento Sustentável (CIDS Vale do Rio Palma jornalista Rodrigues di Sousa em encontro com a diretoria da FARCOM no mês de março em Palmas.

Além dos maquinários a associação recebeu da FARCOM ainda cerca de 300 cabos e 600 bases de vassouras para início da produção, faltando apenas o forno de aquecimento que em breve será adquirido pelo consórcio e cedido para a entidade dos catadores.

O jornalista Rodrigues di Sousa recebeu com grande satisfação os equipamentos e agradeceu a FARCOM nas pessoas do seu presidente Geraldo Bonfim Freitas e o diretor Ataíde Rodrigues, que ainda no início deste ano em encontro em Palma se comprometeram em beneficiar os catadores de materiais recicláveis do Vale do Rio Palma. "Fico feliz em participar da entrega de mais um importante passo no cumprimento de um dos objetivos do CIDS Vale do Rio Palma, que além de consolidar ainda mais o processo de reciclagem, promoverá o desenvolvimento econômico e sustentável dos municípios consorciados, com essa fábrica de vassouras a base de garrafas pets, que certamente vai agregar valor aos materiais reciclados pelos catadores e promoverá a geração de mais empregos e melhorando a renda das famílias que tem no lixo a condição de melhoria da qualidade de vida, cabendo a nós agentes públicos buscarmos mecanismo para que isso aconteça.

O presidente da ABAC Evônio Madureira interlocutor do CIDS junto a FARCOM, ressaltou a importância de beneficiar a comunidade de catadores da região do Vale do Rio Palma, com isso agregará valor aos materiais recicláveis além de melhorar a renda das famílias que dependem desse mercado da reciclagem.

Para o prefeito de Lavandeira e vice-presidente do CIDS Vale do Rio Palma Roberto César, deu boas vindas ao diretor executivo da FARCOM Ataíde Rodrigues e agradeceu a entidade por ter escolhido a RECICLE Vale do Rio Palma para doar esses equipamentos. Essa fábrica será muito bem vinda ao consórcio e certamente vai beneficiar dezenas de catadores da nossa região, gerando emprego e renda e ainda melhorando o meio ambiente. Cesar reafirmou ainda seu compromisso de continuar apoiando os catadores e com certeza todos os prefeito integrantes do CIDS, Ney de Aurora, Dolfin de Combinado e Fernando de Novo Alegre estão apoiando essas iniciativas, e parabenizou o diretor do CIDS Rodrigues di Sousa e Evônio Madureira por estarem sempre  buscando boas iniciativas para a região.

O ex-prefeito Antônio Maria de Castro presente ao evento ressaltou e parabenizou a FARCOM, a ABAC, o CIDS e a Associação de Catadores pela iniciativa e ressaltou a importância dessa união pelo meio ambiente. Já o presidente da câmara municipal de Lavandeira Flavio Henrique e a vereadora Suely receberam com muita alegria a notícia da chegada dessa máquina que irá beneficiar muitas famílias que vivem da reciclagem em Lavandeira e nos municípios vizinhos.

Já o diretor executivo da FARCOM Ataíde Rodrigues enalteceu a parceria entre a FARCOM, a  ABAC e o CIDS Vale do Rio Palma e ressaltou que se sente honrado em poder beneficiar uma entidade tão importante como a comunidade de catadores de materiais reciclados, mesmo sem exigir nada em troca, vendo apenas a felicidade que ela terá com essa fábrica de vassouras que vai melhorar a renda das famílias com ganhos além daquele pouco que recebe de benefícios sociais como o bolsa família/Auxilio Brasil, que acha insuficiente para manter uma família. "eu fico honrado e feliz em andar quase 600 quilômetros para vir aqui representar a FARCOM e entregar essa máquina para essa categoria tanto sofrida que são os recicladores, e não exijo nada em troca, apenas o pedido para que façam bom proveito dessa máquina para melhorar suas condições de vida, disse".

O evento contou com além das presenças de seu diretor executivo Ataíde Rodrigues, o prefeito de Lavandeira Roberto César, o diretor executivo do CIDS Vale do Rio Palma jornalista Rodrigues di Sousa, o presidente da ABAC e diretor da Radio Estrela FM Evônio Madureira, o presidente em exercício da Associação de Catadores Recicle Vale do Rio Palma Rainor Firmino, além dos vereadores Flavio Henrique presidente do legislativo lavandeirense e vereadora Suely Zacarias, do ex-prefeito Antônio Maria de Castro, secretários Edilson Rocha e Noedson e populares.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente