Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 28 de março de 2024.
24/05/2022 - 12h35m

Com assistência técnica do Ruraltins, produtor rural recupera pastagem e torna-se referência na pecuária de corte para a agricultura familiar

Edvania Peregrini ? Governo do Tocantins 
Foto: Ascom Ruraltins
Ruraltins, produtor e ABCZ apostaram na integração lavoura e pecuária
Ruraltins, produtor e ABCZ apostaram na integração lavoura e pecuária
  • Diretor do Ruraltins, Marco Aurélio apresentou as vantagens da atividade ao pequeno agricultor
  • Dia de campo na propriedade reúne mais de 120 pessoas em apresentação dos resultados do Programa Integra Zebu

Com assistência técnica do Instituto de Desenvolvimento Rural do Tocantins (Ruraltins), e parceria com a Associação Brasileira de Criadores de Zebu (ABCZ), a fazenda Campo Verde, do pequeno produtor, Claudio Ferreira, tornou se referência para a Agricultura Familiar em Araguatins, na atividade de pecuária de corte. E, para mostrar os resultados dessa parceria, por meio do Programa Integra Zebu, foi realizado, na sexta-feira, 20, um Dia de Campo sobre a implantação do sistema de Integração lavoura pecuária (ILP) na propriedade.

Reunindo mais de 120 pessoas, dentre eles produtores, técnicos e acadêmicos, o Dia de Campo teve como finalidade mostrar o trabalho de recuperação de pastagem com o cultivo de milho e forrageira em uma área de pouco mais de 20 hectares.

Com a adoção de tecnologia que traz possibilidades de renda para os produtores rurais, maior produtividade no campo e, ainda, benefícios ao meio ambiente, o diretor de Assistência Técnica e Extensão Rural, Marco Aurélio Gonçalves Vaz, justificou as vantagens da atividade ao pequeno agricultor.

Finalizamos esse dia de Campo com a apresentação do resultado da Integração lavoura pecuária, um modelo totalmente ajustado para agricultura familiar onde, com essa alternativa, pode-se resgatar seu sistema produtivo, recuperar os índices de fertilidade de solo e tornar a propriedade mais produtiva. São atividades viáveis que vão fazer com que o homem do campo permaneça nas suas terras, e desenvolva atividades economicamente viáveis. Esta URT é um caso de sucesso da assistência técnica do Ruraltins, e nessa apresentação em parceria com a ABCZ comprovamos que é viável as atividades de lavoura e pecuária dentro do modelo familiar, principalmente no contexto que está inserida a grande região do Bico do Papagaio", destacou.

Satisfeito com os resultados e principalmente com a garantia de pastagem para o seu rebanho, o produtor Cláudio relata suas dificuldades antes da assistência técnica do Ruraltins.  "Fiquei bastante satisfeito com o trabalho desenvolvido pelo Ruraltins e a Abcz aqui na minha propriedade, que antes era um solo praticamente degradado, com zero fósforo, e nesse trabalho conjunto conseguimos recuperar esse solo e produzindo milho e pastagem. Hoje o nosso foco é continuar trabalhando usando as tecnologias que estiverem ao nosso alcance".

Presente no encontro, o gerente comercial da ABCZ e coordenador Geral do programa integra Zebu, João Gilberto Bento, parabenizou o trabalho e sinalizou possibilidade de ampliação do programa do Estado do Tocantins. "Os trabalhos foram excelentes, um sucesso em resultados e produtividade, mostrando que a estratégia, o plano de ação do Programa Zebu funciona e é extremamente viável. E esse resultado alcançado se deu principalmente devido ao esforço do Ruraltins coordenado com os produtores e nós, da ABCZ, estamos muito satisfeitos e motivados com a possibilidade de ampliação do programa do Estado do Tocantins", declarou.

O programa Integra Zebu oportunizou ao órgão a implantação e condução de duas Unidades de Referência Tecnológicas (URTs), uma em Cariri do Tocantins, e outra em Araguatins, e a proposta de implantação da terceira unidades, em Colinas do Tocantins, que será implantada no início do período chuvoso.

Sugestão de legenda:

Dia de campo na propriedade reúne mais de 120 pessoas em apresentação dos resultados do Programa Integra Zebu

Ruraltins, produtor e ABCZ apostaram na integração lavoura e pecuária


Diretor do Ruraltins, Marco Aurélio apresentou as vantagens da atividade ao pequeno agricultor

Tecnologia traz possibilidades de renda para os produtores rurais, maior produtividade no campo e, ainda, benefícios ao meio ambiente


© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente