Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 29 de março de 2024.
07/06/2016 - 18h16m

Com Kátia isolada por parte de entidades do campo, Aprosoja-TO recorre a outros congressistas por prorrogação de financiamento

Norte Agropecuário 
Divulgação
Aprosoja-TO se reúne com Lázaro Botelho, presidente da Comissão de Agricultura (foto: Divulgação)
Aprosoja-TO se reúne com Lázaro Botelho, presidente da Comissão de Agricultura (foto: Divulgação)

Com o rompimento de parte da classe ruralista com a senadora e ex-ministra Kátia Abreu, representantes de produtores rurais do Tocantins buscam um novo interlocutor para atuar em prol de suas demandas junto ao governo federal. Nessa segunda-feira, 6, membros da Associação dos Produtores de Soja e Milho do Tocantins (Aprosoja-TO) se encontraram com o senador tucano Ataídes Oliveira e o deputado federal Lázaro Botelho (PP), coordenador da bancada federal do Tocantins e presidente da Comissão de Agricultura da Câmara. 

CLIQUE AQUI E LEIA MAIS SOBRE A QUEBRA DA SAFRA NO MATOPIBA

Eles levaram ao parlamentar cópias de vários ofícios da Aprosoja Brasil e da CNA (Confederação Nacional da Agricultura) que pedem agilidade nos processos de prorrogação de financiamento agrícola e novos financiamentos para o custeio da próxima safra. As chuvas irregulares nesse ciclo agrícola resultaram numa quebra da safra de 30%, com prejuízo em torno de R$ 1,54 bilhão no Tocantins.

De acordo com o presidente da Aprosoja-TO, Rubben Ritter, tanto Ataídes como Botelho prometeram solicitar audiências com os ministros da Fazenda, Henrique Meirelles, e da Agricultura, Blairo Maggi, para discutir a situação.

Recentemente, como o Norte Agropecuário noticiou, Maggi discutiu o problema com o presidente nacional da Aprosoja, Marcos da Rosa. O ministro pediu levantamento da situação para, depois, tomar providências.

O caso também foi tema de anúncio feito pela então ministra Kátia Abreu. Também como noticiou o Norte Agropecuário, o governo federal, por intermédio de Kátia à frente do Mapa, divulgou que produtores poderiam solicitar prorrogação das suas operações de crédito diretamente ao banco, sem necessidade de autorização do Ministério da Fazenda ou de consulta ao Banco Central.

Produtores recorrem a parlamentar do PSDB em busca de solução sobre financiamento (foto: Ascom/PSDB)

Produtores recorrem a parlamentar em busca de solução sobre financiamento (foto: Ascom/PSDB)

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente