Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 28 de março de 2024.
23/12/2021 - 08h58m

Com novos canais digitais o Naturatins soma mais de 19 mil atendimentos em 2021

Ana Elisa Martins/Governo do Tocantins 
Foto: Fernando Alves/Governo do Tocantins
Em 2021 o Natuatins lançou 5 novos canais de comunicação digital, pelo WhatsApp para atendimentos
Em 2021 o Natuatins lançou 5 novos canais de comunicação digital, pelo WhatsApp para atendimentos

Neste ano, o Instituto de Natureza do Tocantins (Naturatins) lançou novos canais de comunicação para darem celeridades aos atendimentos e processos de licenciamento ambiental. Os canais digitais, via aplicativo de texto (WhatsApp) e do Sistema Integrado de Gerenciamento Ambiental (Sigam), começaram a funcionar efetivamente no último mês de maio.

Dos atendimentos realizados pelo Instituto ao longo deste ano, 10.620 foram pelos canais de WhatsApp, que se dividem em, Zap do Produtor, para esclarecimentos sobre licenciamento ambiental; CAR Zap, para informações sobre Cadastro Ambiental Rural; e o Zap do Sigam, para solucionar dúvidas sobre as operacionalizações do Sistema. Os atendimentos pelo sistema do Sigam somaram, até o dia 27 de outubro, 632 atendimentos. Após essa data o atendimento passou a ser realizado presencialmente, na sede do Naturaitns, e contabilizou 1.680 atendimentos.

Luan Ribeiro, gerente de Recursos Hídricos no Naturatins, ressaltou a importância da utilização do WhatsApp para o processo de modernização dos atendimentos do Instituto. Segundo ele, o Naturatins está "atualizando e modernizando as formas de atendimento ambiental e o WhatsApp é o meio que tem sido mais usada por ser uma ferramenta bastante utilizada para comunicação de uma forma geral, justamente pela sua praticidade e agilidade e, por hoje, praticamente todos os interessados em receber atendimento ambiental já utilizarem esse meio de comunicação".

Além dos canais de atendimentos para licenciamento ambiental, o Naturatins também lançou em 2021, o Zap do Condutor Ambiental, destinado aos condutores e empresas de turismo que operam nas Unidades de Conservação do Estado, bem como o Zap da Linha Verde, para denúncias de crime ambiental. Ambos entraram em operação no mês de julho. O Zap do Condutor Ambiental chegou atender um total de 262 empresas e empreendedores e o Zap da Linha verde recebeu um total de 300 denúncias.

Os atendimentos aos condutores e empresas de turismo além de facilitar o atendimento aos usuários, também agiliza a tramitação dos processos dentro do Instituo. De acordo com o gerente das Unidades de Conservação, Gilberto Iris, "muitas vezes as dúvidas que os condutores possuem são referentes ao próprio sistema ou alguma documentação, e essas dúvidas quando não são sanadas geravam pendências, levando um retrabalho, uma dupla análise do processo; com o atendimento pelo WhastApp, essas dúvidas passaram a ser sanadas antes e os processos passaram a vir dentro do padrão exigido pela legislação, agilizando assim o nosso trabalho".

O gerente de Fiscalização, José Cândido Neto, também ressaltou o quanto os atendimentos via WhatsApp têm agilizado as respostas do Instituto às denúncias do Linha verde. "Desde que a gente implantou o Zap da Linha Verde, já foram em torno de 300 denúncias de crimes ambientais atendidas, que ocorreram no Estado do Tocantins e, com isso, a gente pode acelerar nossas ações. Na medida em que vamos recebendo as denúncias com mais agilidade, mais rápido e ágil a gente consegue coibir os crimes ambientais".

Os interessados em acessar os canais de atendimentos do Naturatins pelo WhatsApp, podem acionar os serviços através dos número: Zap do Produtor: (63)99218-1432; CAR Zap: (63)98402-1436; Zap do Sigam: (63)99958-8829; Zap do Condutor Ambiental: (63)99128-2233; Linha Verde Zap (63)99106-7787.

Além dos canais de WhatsApp, os canais de atendimento por telefone da Linha Verde pelo 0800 e o site ainda estão funcionando e registrando as denúncias de crimes ambientais. Os demais atendimentos para licenciamento do Naturatins, e-mail, telefones e atendimentos presenciais via protocolo também estão funcionando e registraram em torno de 5.860 atendimentos. Nos canais tradicionais e nos novos meios de atendimentos, de maio a dezembro de 2021, os atendimentos chegaram a 19.354.

Crédito Foto: Fernando Alves/Governo do Tocantins
Crédito Imagens: Matheus Dias/Governo do Tocantins
Legendas:

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente