Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 28 de março de 2024.
04/03/2017 - 15h12m

Com repasses do Estado em dia, posse de Jairo Mariano é marcada por clima amistoso com o governo

Luiz Gomes do Portal CT 
Foto: Karla Almeida/ATM
Novo presidente da ATM, Jairo Mariano (PDT), governador Marcelo Miranda, e o antecessor do pedetista, João Emídio
Novo presidente da ATM, Jairo Mariano (PDT), governador Marcelo Miranda, e o antecessor do pedetista, João Emídio

A posse do prefeito de Pedro Afonso, Jairo Mariano (PDT), à frente da Associação Tocantinense dos Municípios (ATM) na manhã desta sexta-feira, 3, foi marcada pela cordialidade entre a entidade e o governador Marcelo Miranda (PMDB), já que o Palácio Araguaia vem fazendo repasses às prefeituras, reivindicação constante durante o ano passado. Em pronunciamento, o pedetista falou em dar continuidade a boa relação institucional iniciada pelo antecessor, João Emídio, e elencou a profissionalização como uma de suas bandeiras.

Foto: Karla Almeida/ATM
Jairo Mariano: "Criaremos frentes de trabalhos que se concentrarão na profissionalização da nossa entidade"

Jairo Mariano chegou à diretoria da associação após entrar em consenso com demais postulantes. Esta unidade foi um dos pontos do discurso feito após a posse. "A união dos prefeitos vai continuar dando oportunidade a diretoria de fazer um trabalho de respeito para que os municípios tenham bons ganhos disso". O novo presidente parabenizou João Emídio por colocá-lo em uma situação de "tranquilidade" e afirmou que vai manter a boa relação institucional construída pelo antecessor.

Profissionalização
Destoando brevemente do discurso de continuidade, o prefeito de Pedro Afonso colocou a melhoria técnica da equipe da entidade como prioridade. "Criaremos frentes de trabalhos que se concentrarão na profissionalização da nossa entidade", disse Jairo Mariano. A primeira medida anunciada pelo presidente será uma agenda de visitas às demais instituições para "manter a boa relação". Entretanto, o pedetista permitiu fazer uma crítica aos órgãos de controle. "Os exageros não contribuem em nada para a melhoria de qualidade de vida dá nossa população. Então, estaremos bem atentos", afirmou.

Em relação ao Palácio Araguaia, Jairo Mariano demonstrou ter ciência da crise financeira, mas revelou apostar no diálogo para garantir benefícios a causa municipalista. "O Estado vem sofrendo com a baixa arrecadação e consequentemente com.o aumento dos custos, mas a sua sensibilidade de abrir as portas para os municípios certamente nos dará bons ganhos. Esperamos contar com essa distinção", disse ao governador Marcelo Miranda. Por fim, outro pedido feito ao Executivo foi a participação da associação nos debates de projetos estruturantes, principalmente rodovias.

Antecessor
Figura responsável por cobrar constantemente do governo do Estado o pagamento dos repasses e débitos antigos, o ex-presidente João Emídio de Miranda adotou um discurso mais cordial e chegou a parabenizar Marcelo Miranda por demonstrar ser "governo municipalista". "Sei que fui chato no Palácio Araguaia. Teve secretário da Saúde que já apelou", chegou a admitir.

Na ocasião, o antecessor de Jairo Mariano informou que o Palácio Araguaia está em dia com os repasses do transporte escolar e do Fundo de Manutenção da Educação Básica (Fundeb), mas apontou dívidas referentes a saúde de gestões passadas. "Mas isso vai ser sanado. A próxima gestão irá dar continuidade aos recebimentos e dar mais visibilidade a nossa entidade", relevou.
 

Foto: Karla Almeida/ATM
Novo presidente da ATM, Jairo Mariano (PDT), governador Marcelo Miranda, e o antecessor do pedetista, João Emídio


João Emídio de Miranda aproveitou para destacar outras conquistas da sua administração, citando a briga com o governo federal para garantir recursos da multa da repatriação. "A ATM teve papel importante e decisivo", contou. Outro ponto destacado pelo ex-presidente foi o atual corpo da entidade, que conta com 135 municípios associados.

"Os prefeitos precisam ter uma representatividade. Com o apoio dos meus colegas conseguimos avançar nesta questão municipalista no nosso Estado. Dois anos de luta e trabalho. A parte institucional cresceu, a visibilidade para os prefeitos mudou. Ainda estamos em crise. Conseguimos mais ou menos fechar 2016, mas vem aí 2017", concluiu o ex-presidente.

Palácio Araguaia
O último a discursar na solenidade, o governador deu destaque a situação de crise vivida em todo o País, destacando os esforços feitos pelo Palácio Araguaia para cumprir os compromissos. "Nos gestores não estamos conseguindo mais fechar as contas. E não tem dívida do governo anterior, quem tem compromisso com a sociedade tem que buscar alternativas", disse Marcelo Miranda. A atual gestão do Estado tem quitado débitos com os municípios de administrações anteriores.

 
Os deputados federais César Halum (PRB) [em destaque] e Carlos Gaguim (PTN) [ao fundo] prestigiaram a solenidade

Diante do cenário de dificuldades financeiras, Marcelo Miranda aproveitou para pedir unidade. "O momento é de União". O governador usou como exemplo a eleição da Associação Tocantinense dos Municípios - que teve chapa única após consenso entre postulantes - como exemplo do "amadurecimento político do Estado". O chefe do Executivo também disse que o Palácio Araguaia está de portas abertas e comentou brevemente sobre a dívida de repasses da saúde, citada por Emídio. "Nós estamos procurando manter as contas em dia, apesar das dificuldades; diminuindo as demandas. Com todos os municípios praticamente estamos em dia", garantiu.

Marcelo Miranda concluiu o pronunciamento parabenizando o Jairo Mariano pela eleição. "Sua determinação, seu profissionalismo, te levou a este cargo tão almejado por todos. Eu tenho a dizer ao senhor que é mais um grande desafio que tem pela frente. Pedro Afonso traz para o comando desta instituição um jovem altamente capacitado, promissor", disse ao novo presidente da Associação Tocantinense de Municípios.

Congresso
Os deputados federais César Halum (PRB) e Carlos Gaguim (PTN) também participaram da solenidade. Ao ter a palavra, o petenista fez questão de exaltar o trabalho da bancada tocantinense, que estaria "apoiando a gestão do governo Marcelo Miranda" por meio de emendas de custeio para a saúde. Tempos atrás, aliado à senadora Kátia Abreu (PMDB), o parlamentar era crítico do governador. Desta vez, Gaguim chegou a destacar o reconhecimento do Palácio Araguaia. "Diferente de gestor que tenta denegrir o trabalho dos parlamentares", disparou, em provável referência ao seu desafeto, prefeito Carlos Amastha. "Vamos trabalhar e arrumar recursos para este Estado que é de todos nós", concluiu.

Em breve manifestação, César Halum destacou a unidade da associação. "A eleição traz mais segurança a instituição. Durante a campanha, sempre procurava dizer que uma entidade classista tem que se manter unida porque as dificuldades são grandes. Chegamos a um final feliz", comentando o consenso dos prefeitos e a intenção do Jairo Mariano de dar continuidade a gestão de João Emídio. "Estou muito feliz com o que está acontecendo aqui. Começaram a entender que temos que superar as adversidades políticas para resolver os problemas", completou.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente