Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 18 de abril de 2024.
06/12/2017 - 09h53m

Com seis novas instituições de ensino, Goiás amplia rede de educação profissional. Posse, Campos Belos e Cavalcante são beneficiados

Ascom SED - Gov. de Goiás 
Divulgação

Em apenas um mês, a Secretaria de Desenvolvimento (SED), por meio da rede de Institutos Tecnológicos de Goiás (Itegos), inaugurou seis instituições de ensino com cursos gratuitos de educação profissional. 

São mais de 3 mil vagas oferecidas aos goianos em cursos presenciais e à distância.
As cidades de Minaçu, Mara Rosa, Cavalcante, Posse e Campos Belos foram beneficiadas com unidades de Colégios Tecnológicos (Cotecs), que são instituições de ensino descentralizadas, vinculadas ao Itego mais próximo. Juntos, os colégios vão atender mais de 820 alunos em 22 cursos de educação profissional.

Os cursos são oferecidos de acordo com a necessidade do mercado de trabalho de cada região. Em Cavalcante, por exemplo, o foco é a produção de peças artesanais com matérias-primas extraídas do Cerrado, aprimorando a conservação e o uso sustentável da biodiversidade. 

Cursos de Artesão de Biojoias e Estudo de Plantas Bioativas estão entre os mais procurados.
Paulo César Ferreira, 20, é aluno do curso de Assistente de Contabilidade em Minaçu. A vontade de crescer profissionalmente o levou a procurar a unidade do Cotec e fazer sua inscrição. "O conhecimento que adquirimos no curso nos abre um leque de oportunidades profissionais e pessoais. 

As matérias são ministradas de uma forma tão simples que aprendemos mais fácil, aprendi até amar a matemática aqui", avalia o aluno.

Há 26 anos no mercado de Mara Rosa, a empresária Celismar Alves recebe com muita satisfação a unidade do Cotec na cidade. Para ela, os cursos representam oportunidades. "Recebemos muitos currículos e optamos sempre por funcionários capacitados. Tanto a minha empresa quanto o mercado de trabalho lá fora necessitam de profissionais preparados para diferentes funções. 

A qualificação proporciona oportunidades de crescimento para o funcionário e para a empresa e isso é muito importante para todos nós", finaliza.

Em Santo Antônio do Descoberto, o governador Marconi Perillo inaugurou no último dia 14 a 19ª unidade de ensino do Estado de Goiás, o Itego Sarah Luísa Lemos Kubitschek de Oliveira. 
Cerca de 2.200 vagas são oferecidas à população em cursos com dois eixos tecnológicos principais: Produção e Design, nas áreas de moda e vestuário e Produção de Alimentos.

Com a inauguração programada para a primeira quinzena de dezembro, o Cotec da cidade de Alto Paraíso será um ponto positivo a mais para o governo estadual, que trabalha com afinco para alcançar a meta de 90 mil vagas até o final de 2018. 

O objetivo do governo com os Itegos e Cotecs é impulsionar o setor produtivo do Estado, através de cursos gratuitos que, consecutivamente, proporcionarão mais qualidade de vida aos goianos.
As unidades inauguradas em novembro e administradas pelo Instituto Brasileiro de Cultura, Educação, Desporto e Saúde (Ibraceds) fazem parte do novo modelo de gestão adotado pelo Estado, em busca de maior eficiência, agilidade, economia e aperfeiçoamento na oferta de cursos e prestação de serviços tecnológicos.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente