Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 28 de março de 2024.
09/05/2017 - 18h22m

Começa a 17ª Agrotins: a maior feira agropecuaria da região Norte do Brasil

Fernanda Veloso/Governo do Tocantins 
Foto: Manoel Júnior
Agrotins  recebeu a visita de milhares de pessoas no primeiro dia da feira
Agrotins recebeu a visita de milhares de pessoas no primeiro dia da feira

Com a programação iniciada nesta terça-feira, 9, a Feira de Tecnologia Agropecuária do Tocantins (Agrotins)  recebeu a visita de milhares de pessoas. Com o tema Água, Sustentabilidade da Vida e o slogan Os desafios de produzir frente às mudanças climáticas, a 17ª edição do evento conta com uma ampla programação, ofertando cerca de 200 capacitações, entre palestras, oficinas, cursos, workshops e seminários. Além de contar com 650 expositores do setor agrícola.

A abertura oficial da Agrotins ocorre nesta quarta-feira, 10, às 9 horas, com presença confirmada do governador Marcelo Miranda, que assinará termos que contemplam o setor do agronegócio.

Com um aumento no número de frequentadores já no primeiro dia de evento, expositores da Agrotins estão animados, como Marcelo Baldessin, que expõe no local desde a primeira edição. "Estamos acompanhando o crescimento da Agrotins. A cada edição superamos nossas expectativas. Este ano percebemos a melhoria no espaço dos expositores e isso com certeza irá contribuir para aumentar o número de frequentadores", afirmou.

Fazendeiros também estão otimistas com a possibilidade de fechamento de negócios durante essa edição. Manuel Gonçalves, plantador de soja na região central do Estado, veio conferir as inovações apresentadas no primeiro dia da feira. "Encontramos tudo o que precisamos aqui na Agrotins, inovação tanto na parte da colheita como no plantio de grãos. ? uma ótima oportunidade de adquirir tecnologia de ponta sem precisar sair do Estado", disse.

Programação

Nesta terça-feira, os interessados na produção de pescado podem participar do workshop de piscicultura às 9:30, no auditório Pirarucu, no Galpão Empresarial. A programação será ministrada pelo Ruraltins, Universidade Federal do Tocantins (UFT) e Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura (Seden). A Secretaria de Estado de Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semahr), realiza ás 15 horas, uma palestra sobre o Cadastro Ambiental Rural (CAR) para pequenas propriedades.

O pavilhão de Ovinos e Caprinos recebe às 10 horas uma programação diferente, o adestrador da Polícia Militar do Tocantins, Berg Sendeski, realizará adestramento de caninos. Cursos de inseminação artificial também serão ministrados por médicos veterinários.

Cursos e palestras com foco no desenvolvimento sustentável de pequenos produtores ocorrerão durante todos os dias de feira, como a palestra realizada pelo Sebrae com o tema: Como ter lucro criando Galinha Caipira melhorada.

A programação oficial da Agrotins pode ser acessada no endereço aqui.

Agrotins

O evento deve atrair a participação de cerca de 100 mil visitantes e ocorre entre os dias 9 e 13 de maio. A Feira é promovida pelo Governo do Estado do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado   do Desenvolvimento da Agricultura e Pecuária Seagro e vinculadas (Adapec, Ruraltins e Itertins), e subsecretarias em parceria com instituições públicas, iniciativa privada e entidades de classe ligadas ao setor produtivo.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente