Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 26 de abril de 2024.
10/03/2022 - 18h52m

Comitê de investigação de óbitos das Arboviroses se reúne para avaliação de casos de Dengue

Laiany Alves ? Governo do Tocantins 
Foto - Governo do Tocantins
O Comitê foi instituído em 2017 com o objetivo de elucidar casos suspeitos de óbitos por Dengue
O Comitê foi instituído em 2017 com o objetivo de elucidar casos suspeitos de óbitos por Dengue
  • O Comitê é formado por profissionais de diferentes áreas da rede de saúde no intuito de identificar as causas que levaram às fatalidades por Dengue

O Comitê Estadual de Investigação de Óbitos Suspeitos por Arboviroses Urbanas se reuniu nesta semana, com representantes das Superintendências da Vigilância em Saúde, Superintendência de Unidades Hospitalares Próprias, Superintendência de Políticas de Atenção à Saúde e representantes de Secretarias de Saúde Municipais. O objetivo foi discutir, avaliar e encerrar óbitos suspeitos por Dengue que ocorreram no Tocantins, visando identificar os fatores associados à ocorrência dos falecimentos.

"No Tocantins, desde 2017, os óbitos têm sido avaliados pelo Comitê de Investigação de Óbitos por Arboviroses Urbanas. O Comitê é formado por profissionais de diferentes áreas da rede de Saúde no intuito de identificar as causas que levaram às fatalidades, valendo-se do aprendizado que resulta da investigação para nortear futuras capacitações, com intuito de impedir que os equívocos no manejo clínico, repitam-se", explicou a Christiane Bueno, gerente de Vigilância das Arboviroses.

Em 2022, até o momento, foram submetidos ao Comitê 07 óbitos suspeitos de dengue sendo: 02 confirmados pela doença, 04 descartados e 01 ainda permanece sob investigação. Após a finalização das discussões, são propostas recomendações para melhoria na assistência ao paciente e vigilância epidemiológica, com vistas a evitar outros óbitos por dengue.

O monitoramento realizado pela Secretaria Estadual de Saúde, por meio da Gerência de Vigilância das Arboviroses (GVA), é contínuo e acompanha periodicamente a situação epidemiológica de cada um dos 139 municípios tocantinenses, permitindo o apoio técnico adequado para uma intervenção oportuna.

Arboviroses

As Arboviroses são doenças virais transmitidas por artrópodes, ou seja, insetos, por exemplo, o mosquito Aedes aegypti. Essas doenças podem ser classificadas em Arboviroses Urbanas e Arboviroses Silvestres. Entre as urbanas, as principais são dengue, chikungunya e Zika.  Dentre as silvestres, a mais conhecida é a febre amarela.

 Dengue, Chikungunya, Zika e Febre Amarela são doenças de notificação compulsória que estão presentes na Lista Nacional de Notificação Compulsória de Doenças, Agravos e Eventos de Saúde Pública, unificada pela Portaria de Consolidação nº 4, de 28 de setembro de 2017, do Ministério da Saúde.

Dados

Em 2022, até o mês de fevereiro, 85 municípios confirmaram casos de Dengue no Estado, com 2.727 casos confirmados, contra 202 em 2021, aumento de 1.250%.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente