Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 28 de março de 2024.
30/08/2015 - 17h16m

Comunidade Católica de Arraias da inicio a segunda maior Romaria do Estado do Tocantins

Rodrigues di Sousa 
Arquivo do google
Milhares de fiéis sebram dia de Nossa Senhora dos Remédios
Milhares de fiéis sebram dia de Nossa Senhora dos Remédios

Rodrigues di Sousa

Começa hoje a segunda maior Romaria da igreja Católica no Sudeste Tocantinense. Ficando atrás apenas da romaria do Senhor do Bom Fim. Com uma extensa programação festiva, os arraianos preparam para receber um publico bem maior este ano na Romaria de Nossa Senhora dos Remédios na centenária cidade de Arraias.

A Romaria que é considerada a segunda maior do Estado que acontece todos os anos entre os dias 30 de agosto a 09 de setembro recebe cada vez mais romeiros, visitantes e barraqueiros, que juntam a centenas também a procura da romaria para faturar com vendas de diversos produtos como: artigos de cama, mesa e banho, calçados, brinquedos, bijuterias, eletrônicos, produtos importados, barracas de bebidas, comidas típicas, salão de festas, boates, dentre outros atrativos.

Vale lembrar que a missa principal da Romaria é no dia 08 de Setembro, quando é comemorado o dia de Nossa Senhora dos Remédios, padroeira do município de Arraias, com uma gigantesca cavalgada pelas ruas da cidade. No mesmo dia também é comemorado o dia de Nossa Senhora da Natividade, Padroeira do Estado do Tocantins e de Natividade, a cidade mais antiga do Estado.

Como manda a tradição é realizada uma missa que reúne milhares de fiéis e romeiros de toda região, além dos filhos da terra que vivem em Palmas, Brasília, Goiânia e outras cidades do Brasil, com um publico estimado de aproximadamente 40 mil pessoas que passam pela cidade no período de 06 a 09 de setembro, que tem os dias mais movimentados no período dos festejos.

Já para encerrar o período festivo é realizado no dia 09 de setembro a tradicional Missa do Romeiros, aqueles que vão as festividades para rezar. Muitos passam o ano todo no sertão e deixa para ir à cidade para participar das festividades e rezar, e aproveitam para fazer as compras de roupas e outros artigos para vestir a família durante o ano seguinte, além de rever os amigos.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente