Tribuna do Interior

Tocantins, quarta-feira, 17 de agosto de 2022.
29/10/2018 - 12h23m

Comunidade de Aurora do Tocantins comemora 55 anos de emancipação politica

Da Redação 
Foto: Divulgação

Aurora do Tocantins, capital das cavernas e das águas azuis, comemora nesta segunda feira 29 de outubro seus 55 anos de emancpação politica e indepedencia administrativa.

Localizada no sudeste do Estado, o município de Aurora do Tocantins, com sede distante a 535 km de Palmas, descobriu nos ultimo anos que seu maior potencial é o turismo ecológico, com centenas de cavernas e cachoeiras de águas azuis.

A história da cidade começa por volta de 1818,  com a chegada de colonos na fazenda Barreira dos Cavalos, que mais tarde foi denominada Sitio do Bonfim, com o passar do tempo, novas pessoas foram se instalando às margens do ribeirão Cana Brava. Com o crescente desenvolvimento, o povoado foi elevado à categoria de distrito do município de Taguatinga.

No dia 29 de outubro de 1963, se tornou um município, com o nome de Aurora do Norte, e depois Aurora do Tocantins. A cidade recebeu essa denominação porque se localiza entre elevações rochosas, causando o aparecimento do sol em um período mais tarde do dia.

Terra da cavernas e do Rio Azuis, Aurora completa 55 anos e tem turismo como ponto forteTharson Lopes/Governo do Tocantins

Turismo  

A pequena cidade do Tocantins, com menos de quatro mil habitantes, atrai turistas por suas belezas naturais, são mais 280 cavernas e grutas catalogadas, além de rios de águas transparentes, cachoeiras, mirantes, dunas e montanhas.

O principal ponto turístico do município denomina-se Rio Azuis, onde as águas azuis-esverdeadas, brotam num barranco e formam o menor rio do Brasil. Com apenas 147 metros,ele deságua no Rio Sobrado.

O turismo na região auxilia na economia da cidade, entretanto, ainda é pouco conhecido no Brasil, devido a falta de informações sobre as diferentes belezas do local. Por muito tempo, apenas moradores conheciam outros pontos como os rios Torres, Palmas e Serra Dourada.

Comemorações 

A programação de aniversário da cidade começou no inicio da manhã desta segunda-feira, 29, com queima de fogos e apresentação da banda municipal da Escola Estadual Professora Ranunfa. Seguido por misso e café da manhã.

A tarde contará com a final do campeonato de futebol do município, já no período da noite a programação se inicia com um cerimonial, seguido por queima de fogos e apresentações musicais, com os cantores Darlei Junior e Adriano Lima.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente