Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 19 de abril de 2024.
27/01/2022 - 11h59m

Comunidade de Paranã comemora resultado de consulta pública para implantação da metodologia dos Colégios Militares

Claudio Paixao/Governo do Tocantins 
Foto: Marcio Vieira / Governo do Tocantins

População de Paranã comemora resultado de consulta pública para implantação da metodologia dos Colégios Militares, realizada pelo Governo do Tocantins, por meio da Secretaria de Estado da Educação, Juventude e Esportes (Seduc) e a Polícia Militar (PM), nesta quarta-feira,  26. Por unanimidade a comunidade escolar aprovou a implantação na Escola Estadual Euclides Bezerra Gerais. A unidade de ensino tem capacidade para atender cerca de 500 estudantes.

Representando o governador do Estado do Tocantins, Wanderlei Barbosa, o presidente da Assembleia Legislativa, Toinho Andrade, destacou que a educação tem conquistado importantes avanços. "Muitas vezes levantei a bandeira da implantação de um Colégio Militar aqui em Paranã e, finalmente estamos aqui hoje, para consultarmos a comunidade e trazermos esse benefício. O Tocantins não para, esse é o slogan do Governo do Tocantins e sabemos que a Educação é o meio do Estado continuar se desenvolvendo", ressaltou.

O titular da Seduc, Fábio Vaz, também  destacou que a educação tocantinense precisa continuar avançando. "Essa será a 26° unidade de ensino com a metodologia dos Colégios Militares e vamos continuar avançando. Neste curto espaço de tempo, que estamos na gestão, já garantimos a valorização dos direitos dos servidores e vamos também garantir importante melhorias nos espaços das nossas unidades, visando sempre a aprendizagem dos nossos estudantes", ressaltou.

A trabalhadora rural e aposentada Jardilina Catarino da Silva, saiu da sua casa, 32km da sede do município para participar da consulta pública. Ela tem um neto matriculado no 9°ano na Escola Estadual Euclides Bezerra Gerais e destacou a importância da mudança. "Meu neto sempre foi muito dedicado e agora com essa mudança ele vai aprender muito mais. Eu acho boa essa mudança, é uma boa oportunidade para os alunos que querem crescer nos estudos, que querem ir para uma faculdade", destacou.

O estudantes Joel Júnio Ramos Rodrigues, 14 anos, 9° ano, está na fase de conclusão do ensino fundamental e veio até a escola com o pai, Joel Ramos da Silva,  acompanhar a consulta pública. Ele destacou que por ser uma novidade, a metodologia dos Colégios Militares pode gerar estranhamento, mas que depois terá bons resultados. "No começo, os estudantes podem até sentir um pouco de dificuldade com a mudança, mas depois vão perceber que ela ajuda na nossa organização [referindo-se a disciplina]. Meu pai me chamou para vim e depois eu fiquei muito interessado em ver como vai funcionar a escola. Acho que outros colegas poderiam ter vindo também", apontou.

América Bezerra Gerais, filha do pioneiro do município, que dá nome a unidade de ensino, comemorou os avanços. "Eu, em nome da minha família, quero dizer que estou muito feliz, com os anúncios que foram feitos aqui hoje. Esse olhar voltado a essa escola que honrosamente recebe o nome do meu pai. Parabéns, governador por escolher o secretário Fábio Vaz, que tão bem conhece os problemas da nossa região", parabenizou.

Colégios Militares

Com esta nova unidade, o Tocantins passará a contar com 26 colégios militares, distribuídos nos seguintes municípios: Araguaína, Arraias, Araguatins, Augustinópolis, Araguaçu, Colinas do Tocantins, Dianópolis, Taguatinga, Alvorada, Gurupi, Palmeirópolis, Guaraí, Miracema, Palmas (três), Cristalândia, Paraíso do Tocantins, Porto Nacional, Pindorama, Aliança do Tocantins, Colmeia, São Miguel do Tocantins, Natividade e Paranã. 

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente