Tribuna do Interior

Tocantins, Terça-feira, 23 de abril de 2024.
11/09/2015 - 19h52m

Consórcio apresenta Carteira de projetos com oito eixos temáticos

Mara Santos e Joesia Cardoso / Governo do Tocantins 
Elizeu Oliveira / Governo do Tocantins
O Protocolo de Intenções assinado pelos governadores traça a finalidade do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central
O Protocolo de Intenções assinado pelos governadores traça a finalidade do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central

O Consórcio Interestadual de Desenvolvimento Brasil Central já está sendo delineado e ganha corpo com a formulação de uma carteira de projetos desenvolvida em consonância com as oito finalidades temáticas já definidas pelo grupo. A apresentação foi feita pelo secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, David Torres, durante o 3º encontro do Fórum de Governadores do Brasil Central, nesta sexta, 11.

Dentro do eixo temático agropecuária, por exemplo, estão itens como cooperação para formulação de modelo de regulação do uso de recursos hídricos; padronização de ações de regularização fundiária e ambiental; modelo de gestão dos perímetros públicos de irrigação, entre outros.

Para o tema inovação, está desenhada a formação de parcerias com empresas de pesquisas tecnológicas com objetivo de desenvolver: soluções inovadoras alinhadas às vocações produtivas do Brasil Central, associados ao financiamento privado; criação de centros de pesquisa e tecnologia associados às atividades produtivas do Brasil Central; criação de uma rede de parques tecnológicos do Brasil Central.

A carteira de projetos do consórcio também prevê ainda ações para estimular o empreendedorismo e inovação, inclusive com a destinação de recursos do Fundo Nacional Constitucional de Financiamento do Norte (FNO).

Para o setor de Infraestrutura e Logística, o destaque é para o desenvolvimento de ações estratégicas de infraestrutura nos modais rodoviário, hidroviário, ferroviário e aeroviário para a integração logística do Brasil Central; e para a elaboração do plano estratégico de aproveitamento energético do Brasil Central assegurando o fornecimento adequado de energia e ampliando a malha produtora de energia renováveis.

Na área de educação, está a sugestão da disseminação de modelo de gestão de ensino em nível estadual, considerando boas práticas da região. Já no tema meio ambiente, está prevista a elaboração do Plano de Mudanças Climáticas e Desenvolvimento Sustentável para o Brasil Central, com medidas ecologicamente estratégicas para o combate ao aquecimento global e seus impactos na região; fortalecimento dos sistemas estaduais de recursos hídricos e a racionalização do processo de licenciamento ambiental.

"Esse é o resultado de um trabalho em conjunto. Esses assuntos foram amplamente discutidos entre todos os secretários do Planejamento e Procuradores-Gerais dos Estados e vemos que é possível buscar projetos que ajudem os estados que integram o Brasil Central a saírem desse cenário de crise, pelo qual o Brasil atravessa nesse momento", afirmou o secretário de Estado do Planejamento e Orçamento, David Torres.

Participaram do 3º encontro do Fórum de Governadores do Brasil Central, os secretários de Planejamento e Procuradores-Gerais dos Estados do Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Distrito Federal, Goiás, Rondônia e Tocantins.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente