Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 26 de abril de 2024.
25/09/2015 - 18h13m

"Conte até 10" inicia nova capacitação de professores no Tocantins

Daianne Fernandes 
Ascom MP
O Projeto "Conte até 10 nas Escolas" tem como objetivo diminuir a violência na escola
O Projeto "Conte até 10 nas Escolas" tem como objetivo diminuir a violência na escola

As capacitações dos professores da rede estadual de ensino do Tocantins, para a realização da campanha "Conte até 10", iniciaram nesta semana, em todas as diretorias de ensino do Estado. Essa é a 4ª edição do Programa, que tem como objetivo desenvolver ações educativas que diminuam a criminalidade dentro das escolas. Os cursos têm turmas de 30 alunos, com carga horária de 50 horas, e seguem até o dia 1º de dezembro, na modalidade Educação à Distância (EAD).

Após serem capacitados, os professores irão trabalhar temáticas referentes à violência nas escolas e, ao final do curso, desenvolverão projetos para serem aplicados na comunidade escolar. "Os docentes capacitados serão multiplicadores de conhecimento. Disseminarão informações a professores e alunos", ressalta o gerente de Projetos Educacionais da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), Júlio César.

O "Conte até 10 nas Escolas" é uma realização do Conselho Nacional do Ministério Público (CNMP) e da Estratégia Nacional de Justiça e Segurança Pública (Enasp), que tem como gestor, no Tocantins, o Ministério Público Estadual (MPE) e como parceira a Secretaria Estadual de Educação. O projeto tem como público-alvo estudantes do ensino médio, com o objetivo de despertar-lhes a reflexão para uma vida em sociedade mais segura e civilizada.

O Projeto "Conte até 10 nas Escolas" também tem como objetivo diminuir o número de casos de violência relacionados à juventude. De acordo com o "Mapa da Violência 2013: Homicídios e Juventude no País", os homicídios constituem 39,3% das mortes ocorridas entre a população jovem brasileira. E uma das soluções é justamente educar adolescentes e jovens para a cultura da paz, como o projeto prevê.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente