Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 28 de março de 2024.
28/04/2021 - 12h46m

Cooperados da Sicoob UniCentro Brasileira em Palmas receberam mais de 9 milhões em resultados positivos

Gabriela Fogaca  
Foto:Arguto Consultoria e Comunicação

No mês de abril deste ano a cooperativa financeira, Sicoob UniCentro Brasileira irá distribuir o resultado positivo aos cooperados de todo o Brasil. O montante de R$ 105,279 milhões foi um recorde nas quase três décadas de trajetória da instituição que foi fundada em 1992, mesmo diante da crise instaurada pela pandemia da Covid-19. No Tocantins, os cooperados da capital Palmas, receberam mai de 9 milhões em resultados positivos. O valor representa quase 10% do resultado distribuído aos cooperados de todo o Brasil.

 

A distribuição dos resultados financeiros é realizada considerando três pilares para divisão, como explica o superintendente da cooperativa na regional Goiás - Tocantins, Luciano Queiroz de Sousa: "Nós distribuímos uma parte pra quem tem depósito à vista, que é o dinheiro parado em conta, que você deixa no dia a dia, o segundo pilar é pra quem tem depósito a prazo, que são as aplicações, e o último pilar é a questão dos juros pagos, são os cooperados que possuem empréstimo , e que recebem uma parte de volta do resultado." A proporção da distribuição entre esses três pilares é de 40% para cooperados de depósito à vista, 30% para cooperados de depósito a prazo e 30% para cooperados de juros pagos. Os cooperados receberam de acordo com suas movimentações em 2020, ou seja, quanto mais movimentações realizadas mais resultados financeiros os cooperados irão receber.

 

Esse é um dos benefícios que os associados à cooperativa possuem: a distribuição dos resultados entre os cooperados, ao contrário de outras instituições financeiras que distribuiriam o lucro entre os acionistas.

 

"A Cooperativa está ao lado do cooperado, então no momento em que começou a pandemia, equanto as instituições financeiras fizeram o que tradicionalmente fazem nas crises, retraíram e seguraram o dinheiro para então não correr nenhum tipo de risco, a Sicoob Unicentro Brasileira devolve ao cooperado. A Sicoob resolveu que ela deveria estar lá ao lado do cooperado, então inicialmente nós prorrogamos por 3 meses o vencimento das parcelas naquele momento mais crítico. Depois facilitamos negociações, liberamos e deixamos bastante créditos disponíveis." relata o diretor de relacionamento cooperado, Diogo Mafia. Ainda em sua fala, Mafia completa que mesmo durante a pandemia da Covid-19, duzentas agências Sicoob Unicentro Brasileira foram abertas nos estados de sua atuação. Uma medida divergente das medidas tomadas por outras instituições financeiras.

 

E os investimentos não param, em 2021 a sede da agência de Palmas vai sair do atual endereço e será transferida para um novo espaço mais amplo e moderno. Já no ano de 2022 a Sicoob UniCentro Brasileira pretende abrir uma segunda agência na capital. "O espaço atual em que funciona nossa agência teve um papel importante, mas a agência ficou pequena para o crescimento do nosso cooperado", comenta Diogo Mafia.

 

A Sicoob UniCentro Brasileira, que  conta com  cooperados nos estados de Goiás, Tocantins, São Paulo e Distrito Federal, teve um dos maiores resultados em destaque de todo o sistema Sicoob. São 372 agências da cooperativa financeira e mais de 40 mil cooperados distribuídos em todo o país com o propósito de conectar pessoas para promover justiça financeira e prosperidade.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente