Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 29 de março de 2024.
02/05/2017 - 22h26m

Corpo de Bombeiros atende ocorrência em hidroelétrica desativada de Campos Belos (GO)

Do blog Dinomar Miranda 
Divulgação

Na última quarta-feira (26), a guarnição náutica da Companhia Independente Bombeiro Militar de Posse (GO) foi acionada para ocorrência na hidroelétrica "desativada" de Campos Belos (GO), na divisa com o município de Lavandeira (TO).

Na última quarta-feira (26), a guarnição náutica da Companhia Independente Bombeiro Militar de Posse (GO) foi acionada para ocorrência na hidroelétrica "desativada" de Campos Belos (GO).
A corporação não citou o nome da hidroelétrica, mas deve ser a "usina de luz do Rio Mosquito", a única do município, construída entre as décadas de 60 e 70. 
De acordo com os militares do corpo de bombeiros, a agência ambiental orientou abrir a vazão de água, porém a haste que abre as comportas estava quebrada.
Foi feito mergulhos de reconhecimento para averiguar perigo de sucção em possíveis fissuras da comporta e após constatar a segurança, foram feitos mergulhos para fazer a retirada da haste danificada.
Em seguida, fez-se a passagem de cabos de aço para que fosse possível erguer a comporta.
A usina do rio mosquito tem potência de 0,368 MW, gravidade de concreto com 10 m de altura, casa de força abrigada, uma turbina Francis eixo vertical, área do reservatório de 0,08 km² e começou a ser operada de forma comercial em abril de 2009.
Até a intervenção dos Bombeiros, não havia a informação de que ela estava desativada, ou seja, não produz uma única gota de energia.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente