Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 25 de abril de 2024.
03/03/2022 - 11h31m

Criação de delegacia e patrulha rural é debatida na Aleto

Por Elpidio Lopes 
Foto: Isis Oliveira
Proposta é liderada pelo deputado Nilton Franco
Proposta é liderada pelo deputado Nilton Franco

Por iniciativa do deputado Nilton Franco (MDB), que propõe a criação de uma Delegacia Especializada Rural e Abigeato (Deleagro), foi realizada na manhã desta quarta-feira, 23, no auditório da Assembleia Legislativa do Tocantins (Aleto), reunião com autoridades e produtores do Vale do Araguaia com o objetivo.

O parlamentar e os produtores querem, além da criação da delegacia, a instalação urgente de Patrulha Rural Militar pelo Governo do Estado na região do Vale do Araguaia. A solicitação deve-se aos constantes roubos de máquinas e bovinos na região.

Presidente da Assembleia, o deputado Antonio Andrade (União Brasil) reconheceu a importância da reivindicação e conclamou deputados, demais autoridades e agricultores a se unirem pela causa. Ele garantiu emenda a fim de comprar viaturas para a ronda no campo.

O deputado Nilton Franco comentou que, em outubro do ano passado, apresentou requerimento destinado ao Executivo estadual solicitando a implantação da Delegacia Especializada. Afirmou, porém, não ter sido atendido pelo governo da época.

Além do órgão de investigação, o parlamentar e os produtores cobram no momento a implantação da Patrulha Rural Militar como já ocorre no norte do Estado. "Os produtores clamam por segurança no campo. São 14 municípios do Vale do Araguaia que, como outras regiões, precisam desse apoio, pois sofrem com o medo e inúmeros prejuízos em função dos furtos", acrescentou Nilton.

O deputado citou a Lei estadual 3.721, a qual permite a admissão de policiais da reserva para complementar o efetivo da PM e, assim, dar apoio ao policiamento no campo.

Ao colocar-se à disposição da causa, o deputado Júnior Geo (PROS), por sua vez, ressaltou que, para implantar o projeto, o Estado precisa promover concursos das forças militares e civis. Conforme disse, não adianta somente criar estrutura física como delegacias e viaturas, se não tiver efetivo para atuar. "As forças de segurança existentes no Tocantins não passam de um terço do necessário", afirmou.

Presente à reunião, o secretário de Segurança Pública, Wlademir Costa Mota Oliveira, garantiu que já está em elaboração o plano para criar a política de segurança no campo, que consiste na aproximação entre produtor e forças de segurança do Estado, a serviço do agricultor.

Wlademir afirmou que a implantação da delegacia em Porto Nacional e Paraíso do Tocantins faz parte do planejamento, e também procura trazer os policiais da reserva para a ativa, como já mencionado.

A fim de saber se o gado comercializado em determinado local possa ser o furtado em outra localidade ou região, o secretário anunciou ainda medida de acompanhamento da movimentação de gado junto à Adapec. Ele destacou que o projeto visa criar patrulhamento aéreo permanente.

Comandante-geral da Polícia Militar, o coronel Júlio Manoel da Silva Neto disse que, depois da formação em curso de mil policiais, Paraíso contará com efetivo para atender à região. O comandante lembrou que as patrulhas já existem nas regiões de Colinas, Araguaína, Araguatins e Arraias. 

Abigeato

O abigeato é um crime tipificado no Art. 180-A do Código Penal como receptação de animal (adquirir, receber, transportar, conduzir, ocultar, ter em depósito ou vender, com a finalidade de produção ou de comercialização, semovente domesticável de produção, ainda que abatido ou dividido em partes, que deve saber ser produto de crime).

Com isso, uma das maiores preocupações atuais dos produtores rurais é com a segurança nos sítios e fazendas, diante da ameaça constante de prejuízos por roubos que rondam suas propriedades.

Também participaram do encontro os parlamentares Elenil da Penha (MDB), Valderez Castelo Branco (PP) e Vanda Monteiro (PSL), além da vice-prefeita de Paraíso do Tocantins, Raquel Ogawa da Silva, do presidente do Consórcio dos Prefeitos do Vale do Araguaia, do prefeito de Marianópolis, Isaías Piagem, e do presidente do Sindicato Rural de Paraíso, Rogério Morais.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente