Criança com microcefalia em Campos Belos (GO) não recebe assistência social, afirma tia - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Terça-feira, 23 de abril de 2024.
27/04/2017 - 22h58m

Criança com microcefalia em Campos Belos (GO) não recebe assistência social, afirma tia

Do blog Dinomar Miranda 
Divulgação

A tia de uma criança nascida com microcefalia e que mora em Campos Belos, nordeste do estado, disse que o caso dela não foi notificado pela Secretaria de Saúde do Município e nem pela Secretaria Estadual de Saúde. 
A microcefalia dela não é proveniente do zika virus, mas a criança precisa de acompanhamento especial e da assistência governamental. 
Mas como a burocracia nesse país é gigante e contra as pessoas, a falta de notificação do caso tem prejudicado a criança, e por não estar no "sistema", não pode receber os cuidados especiais, informa a tia. 
Ela diz que há poucos dias uma agente de saúde a orientou a ir ao CRAS da cidade para conseguir atendimento especial.  
"Não teve assistência nenhuma até agora. E só agora nós não tivemos o conhecimento que ele poderia ter tido a oportunidade de acompanhamento especial e não  teve. Te falei, que fui na secretaria. A única coisa que fizeram foi pegar os dados dele anotar numa folha de papel em branco e mais nada. 
A tia também disse que a ajuda do Estado é essencial, pois pode apoiar no desenvolvimento dela. "Criança com esse tipo deficiência gasta muito com medicamentos, fraldas e alimentos... se ele se desenvolve, não vai gastar tanto. 
Problemas simples como uma gripe, viram um problemão. "Meu sobrinho está gripado. Ã? uma gripe que não acaba. 39 graus de febre, crises que treme o corpo todo. A criança precisa ajuda e de muito assistência. 
Procurada, a Assessoria de Comunicação Social da Prefeitura de Campos Belos disse que iria levantar o problema junto ao CRAS e à Secretaria de Saúde, mas, depois de três dias, não deu nenhuma resposta sobre a situação cadastral da criança e tão pouco que vai fazer para resolver a situação.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente