Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 29 de março de 2024.
22/10/2015 - 15h21m

Damaso recebe na Assembleia embaixador do Panamá

Elpídio Lopes 
Foto: Sílvio Santos
Presidente da AL recebe embaixador do Panamá
Presidente da AL recebe embaixador do Panamá

O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Osires Damaso (DEM), recebeu no início da tarde desta quarta-feira, dia 21, o embaixador do Panamá no Brasil, Edwin Emilio Vergara, que apresentou ao representante do Parlamento as potencialidades do seu País. O embaixador disse que aproveita a oportunidade dos Jogos Mundiais dos Povos Indígenas (JMPI), realizados em Palmas e conta com 50 índios panamenhos, para conhecer o potencial econômico do Tocantins.

Por sua vez, Damaso disse que o Estado tem grande potencial econômico em produção agrícola, e que já exporta boa parte dessa produção. Ele ressaltou que o referido comércio terá maior crescimento, após a completa implantação da Ferrovia Norte-Sul. "O Estado tem um grande potencial econômico que logo será favorecido pela implantação da Ferrovia Norte-Sul que está em fase de conclusão", ressaltou Damaso.

Ao se despedir do panamenho, Osires o presenteou com um artesanato de capim dourado, como símbolo de um produto que é encontrado somente no Tocantins.

Segundo Edwin Vergara, seu País vem crescendo cerca de 6 a 7% ao ano e deve chegar a 9% nos anos vindouros, favorecidos pela construção de novas eclusas que vão dobrar o número de barcos que operam no canal panamenho. Ele disse que é uma nação que conta com 95 instituições financeiras do mundo inteiro e que permite a exportação para os portos de diversos países, como Chile, Singapura, Peru, costa leste dos Estados Unidos, países da Ásia, entre outros mercados.

O embaixador reconheceu o potencial do Tocantins, afirmando que a utilização do porto de Itaqui favorece o acesso dos exportadores do Estado para levar sua produção ao Panamá e de lá para o resto do mundo. (Elpídio Lopes)

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente