Defesa Agropecuária divulga o calendário de recebimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Terça-feira, 23 de abril de 2024.
22/05/2017 - 19h27m

Defesa Agropecuária divulga o calendário de recebimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos

Welcton de Oliveira/Governo do Tocantins 
Governo do Tocantins
Em 2016, foram realizadas ações de recebimento itinerante no Tocantins em 12 municípios, beneficiando diretamente cerca de 400 pequenos produtores rurais
Em 2016, foram realizadas ações de recebimento itinerante no Tocantins em 12 municípios, beneficiando diretamente cerca de 400 pequenos produtores rurais

A Agência de Defesa Agropecuária do Tocantins (Adapec), o Instituto Nacional de Processamento de Embalagens Vazias (Inpev) e as Centrais de recolhimento do Instituto em Silvanópolis; Pedro Afonso; e em Imperatriz (MA) definiram o calendário de recebimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos para o ano de 2017 no Tocantins. Ao todo, serão 16 municípios tocantinenses beneficiados com o projeto.

O objetivo é atender os pequenos agricultores rurais e terá início no dia 25 de maio, com ações de recebimento de embalagens vazias de agrotóxicos no Projeto Manuel Alves, em Dianópolis, e encerrará no dia 25 de outubro, no município de Santa Fé do Araguaia.

O gerente de Avaliação da Adapec, Alex Sandro Arruda Farias, explicou que a Agência realizará, em cada município e região que receberá a edição do projeto, um trabalho de sensibilização com os produtores rurais. "A partir da construção do calendário, a Adapec realiza com os pequenos agricultores rurais, escolas rurais e público em geral, um trabalho de divulgação e sensibilização, com o objetivo de alcançar o maior número de produtores rurais, e que estes, possam devolver as embalagens vazias de agrotóxicos que estejam em suas propriedades", disse.

"O projeto de recebimento itinerante de embalagens vazias de agrotóxicos vem crescendo e se fortalecendo a cada ano no Tocantins, por isso, o Governo do Estado, por meio da Adapec, dará todo apoio para a realização das 16 edições propostas para este ano", enfatizou o presidente da Adapec, Humberto Camelo, acrescentando que a Agência ampliou, em 2017, o número de municípios atendidos pelo projeto, para proporcionar, aos pequenos produtores rurais, a oportunidade de devolver as embalagens que estão em seus poderes e retirar do campo este passivo.

As embalagens devolvidas nos municípios da região do Bico do Papagaio serão destinadas para a central de Imperatriz (MA) que é a responsável pela região. Os demais municípios serão atendidos pelas centrais de Pedro Afonso e Silvanópolis.

Dados

Em 2016, foram realizadas ações de recebimento itinerante no Tocantins em 12 municípios, beneficiando diretamente cerca de 400 pequenos produtores rurais.

Calendário

25 de maio: Dianópolis â?? Projeto Manuel Alves;

2 de junho: Barrolândia;

7 de junho: Miranorte;

13 de junho: Paraíso do Tocantins;

16 de junho: Porto Nacional â?? Projeto São João;

23 de junho: Araguatins;

24 de junho: Araguaçu;

26 de junho: Augustinópolis;

27 de junho: Buriti do Tocantins;

28 de junho: Axixá do Tocantins;

29 de junho: Sítio Novo;

30 de junho: Tocantinópolis;

25 de agosto: Itacajá;

15 de setembro: Divinópolis;

27 de setembro: Xambioá;

25 de outubro: Santa Fé do Araguaia.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente