Tribuna do Interior

Tocantins, Terça-feira, 23 de abril de 2024.
30/11/2015 - 21h34m

Delegado e perito: Polícia Federal terá concursos com salários de até R$ 17.203,85

Fonte: JusBrasil 
Divulgação
Polícia Federal não deve ser afetado pelos cortes do Governo Federal
Polícia Federal não deve ser afetado pelos cortes do Governo Federal

O concurso previsto para os cargos de delegado e perito anunciado em março pela Polícia Federal não deve ser afetado pelos cortes do Governo Federal. 
Como já aconteceu em suspensão de concursos passados, órgãos de segurança pública, saúde e educação ficaram isentos das medidas fiscais para reajuste das contas públicas.
A informação do Ministério do Planejamento de que, mesmo com a suspensão anunciada, pode autorizar a realização de concursos em regime de exceção reforçou a esperança de que seleções aguardadas por milhares de concurseiros possam se concretizar em 2016.
A previsão é que sejam oferecidas 558 oportunidades, sendo 491 para Delegado e 67 para Perito. Para concorrer ao cargo de Perito é necessário possuir curso de nível superior em áreas específicas e para Delegado, superior em direito, com pelo menos três anos de atividade jurídica ou policial, comprovados na data da posse.
As remunerações iniciais para estas carreiras, atualmente, são de R$ 17.203,85, com jornada de trabalho de 40 horas semanais. 
De acordo com o decreto 8.326, publicado pela presidenta Dilma Rousseff, a realização de concursos para as carreiras policiais não depende mais de autorização por parte do Ministério do Planejamento, podendo ocorrer assim que constatada a necessidade de pelo menos 5% do total de servidores.
Assim como no último concurso da Polícia Federal para estes cargos, o preenchimento das vagas será prioritariamente nos postos de fronteira e nos Estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Pará, Rondônia e Roraima, permitindo a remoção de servidores que já atuam nestas localidades.
Obedecida estas condições, o preenchimento também pode ser feito em todos os estados, de acordo com as necessidades. 
As provas costumam ser aplicadas em todas as capitais e no Distrito Federal, exceto o exame oral, que ocorre somente em Brasília (DF).
Se você está se preparando para este concurso e quer aprender como se planejar e como montar uma eficiente estratégia para a sua aprovação, o Defensor Público Gerson Aragão está disponibilizando gratuitamente para download o seu livro de técnicas e estratégias para concursos.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente