Depois de boatos sobre possível briga com Carneiro, Kátia Abreu reassume presidência da Faet - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Quinta-feira, 25 de abril de 2024.
12/05/2017 - 12h04m

Depois de boatos sobre possível briga com Carneiro, Kátia Abreu reassume presidência da Faet

Do Portal CT 
Divulgação
Paulo Carneiro e Kátia Abreu rompidos, do mesmo modo que a senadora rompeu com os ex-vice-governador João Oliveira
Paulo Carneiro e Kátia Abreu rompidos, do mesmo modo que a senadora rompeu com os ex-vice-governador João Oliveira

Depois de o interino Paulo Carneiro dizer ao Blog CT que continua no comando, a senadora Kátia Abreu (PMDB) distribuiu comunicado à imprensa no início da noite desta quinta-feira, 11, confirmando que reassumiu nesta tarde a presidência da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado do Tocantins (Faet) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Rural (Senar-TO). O assunto dominou todas as rodas de conversa na 17ª Feira Agrotecnológica do Tocantins (Agrotins 2017), nessa quarta-feira, 10.

Conforme os comentários abordados pelo jornalista Cleber Toledo, na coluna Bom Dia, desta quinta, Kátia e Carneiro teriam se desentendido. Alguns ruralistas chegaram a dizer que o desentendimento teria sido no mesmo nível que levou ao afastamento entre a senadora e o ex-vice-governador João Oliveira, em 2013, recheado de muitas ofensas.

Contudo, em curta mensagem a Toledo, na noite dessa quarta, Carneiro garantiu que não tinha saído e que continuava presidente da Faet.

No comunicado à imprensa desta quinta, Kátia lembrou ter se licenciado do cargo em 31 de dezembro de 2014 para assumir o Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). Ela afirmou ficará na presidência da entidade até 31 de dezembro deste ano.

A parlamentar adiantou que, em seu retorno, "concentrará seu reforço na adaptação da casa para o fim da contribuição sindical, que está sendo debate no Congresso Nacional e conduzir o processo eleitoral do próximo pleito da Federação da Agricultura".
 
"Vamos continuar trabalhando em busca de recursos e de parcerias necessárias para resolver as pendências do setor, principalmente às demandas reprimidas dos produtores rurais do Tocantins", garante Kátia Abreu.

Eleição da Faet
Em torno da volta de Kátia está a eleição da Faet, que deve ocorrer em outubro. Ao ter escolhido apoiar a ex-presidente Dilma Rousseff (PT) e diante das críticas dos produtores rurais sobre as políticas do PT para o agronegócio, a senadora se desgastou com a categoria e corre o risco de perder a presidência, como ocorreu com a Confederação Nacional da Agricultura (CNA), onde detém o cargo, mas não possui condições políticas para voltar ao comando.

Nos bastidores da Agrotins nessa quarta, o que se dizia é que Kátia se irritou quando soube que Carneiro pedia votos para a candidatura dele a presidente da Faet e foi aí que decidiu antecipar sua volta à federação.

Ruralistas de oposição disseram ao Blog CT que o movimento "para a retomada da Faet para o produtor rural" já é grande. A definição é que o candidato contra Kátia virá de Araguaína. "Mas é um movimento grande, de todo o Estado. Queremos que a Faet volte a ser uma casa de produtores", afirmou na noite desta quinta um líder ruralista que preferiu não ser identificado.

Ele disse, contudo, que quer que o grupo de oposição defina "o mais rápido possível" o nome do candidato. "� hora de se despir das vaidades e de união para o bem de toda a classe. Todos que querem o bem da categoria são bem-vindos", defendeu.

A Faet reunirá seu conselho nesta sexta-feira,12, e, no seu primeiro ato no retorno à entidade, Kátia pretende convencer que todos os presidentes de sindicatos rurais a acompanharem em uma visita à Agrotins.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente