Tribuna do Interior

Tocantins, quarta-feira, 24 de abril de 2024.
11/03/2022 - 20h44m

Depois de ter concluído seu inventário Turístico, Lavandeira entra para o mapa do Turismo Nacional

Por Rodrigues di Sousa 
Foto: Divulgação Google
Praia do Pequizeiro - Lavandeira - Tocantins - Brasil
Praia do Pequizeiro - Lavandeira - Tocantins - Brasil
  • Poço Paraiso
  • Praia do Puçá

O município de Lavandeira, Sudeste do Tocantins, entrou para o mapa do Turismo Nacional, programa organizado e gerido pela Embratur do Ministério do Turismo. O inventário autorizado pelo prefeito Roberto César em 2020 foi realizado pelo município e concluído em 2021 sobre a gestão da secretária municipal de Meio Ambiente, Turismo e Desenvolvimento Econômico sobre o empenho da secretária Conceição das Dores e coordenado pela Turismóloga Aline Rocha.

O município de Lavandeira na região das serras Gerais é um dos mais ricos em atrativos turísticos das Serras Gerais. Além de lindas praias de água doce e areias cristalinas, como as praias do Puçá e Pequizeiro, Poço Paraiso, o município conta ainda com cachoeiras do Bartolomeu, das Andorinhas, bacubarí, Sombra, Ribeirão, cavernas do Roncador, e grutas do Melado, balneários recreativos e uma imensidão de veredas, ideal para trilhas e avistamentos de aves, como as araras canidés vermelhas e azuis. Outra espécie já vista na região é as araras violetas, além de outros pássaros de raras belezas.

O prefeito Roberto César deu um grande passo administrativo ao reconhecer a importância do turismo como fator de geração de renda com o inventário turístico e com isso galgou o que qualquer município almeja, o que é ser reconhecido como município turístico com selo da Empresa Brasileira de Turismo (EMBRATUR) do Ministério do Turismo.

Para a Turismóloga Aline Rocha, que também já foi secretária da pasta de turismo e responsável pela coordenação do mapeamento do inventário turístico, o trabalho não para por aí, é preciso continuar capacitando tanto os proprietários de atrativos, como também as agências receptivas, guias/condutores, meios de hospedagens, alimentação, transportes e também os artesãos do município, para que, esses produzam satisfação em quem visita a cidade e os atrativos trazendo riquezas.

A secretária Conceição das Dores, disse que tem o sentimento do dever cumprido, de estar à frente dessa importante pasta, mas ponderou que há muito a ser feito para atender cada vez mais a necessidades do setor de turismo, mas a inclusão de Lavandeira no mapa de Turismo já foi um grande passo para maiores conquistas.

Já o presidente do Conselho Municipal de Turismo ( ComTur) Alex Leandro, proprietário da Praia do Puçá, salientou que a união dos empresários e do setor público, esse foi apenas o primeiro paço diante de vários degraus para conquistar uma excelente posição no mapa de turismo e que o ComTur continuará unido com a gestão municipal para continuar melhorando os índices de satisfação do mercado.

O prefeito Roberto César recebeu a informação da classificação do município no mapa do turismo nacional, com muita alegria, tendo em vista os bons resultados produzidos por sua equipe na gestão da pasta de turismo. "É motivo de muito orgulho olhar para trás e ver que valeu a pena apostar no turismo como fator de geração de riquezas para nossa gente. E vamos continuar trabalhando com profissionalismo para continuar avançando nas letras de classificação e chegar mais a frente, incentivando os empreendedores turísticos a melhorar cada vez mais na receptividade dos que vem em busca do lazer e descansos, trazendo dinheiro e riquezas para nosso município", comemorou.

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente