Desentendimento na cupula do PSDM dinui ainda mais o partido de Ataides de Oliveira - Tribuna do Interior

Tribuna do Interior

Tocantins, Sexta-feira, 29 de março de 2024.
23/04/2017 - 18h41m

Desentendimento na cupula do PSDM dinui ainda mais o partido de Ataides de Oliveira

Do Portal CT 
Foto: Agência Senado
Senador Ataídes: "Eu só fiquei sabendo depois por boca de outras pessoas que ela estava montando o diretório"
Senador Ataídes: "Eu só fiquei sabendo depois por boca de outras pessoas que ela estava montando o diretório"

As disputas internas do PSDB do Tocantins chegaram aos grupos de WhatsApp do partido nessa sexta-feira, 21. Em dois áudios enviados ao tucanos do diretório estadual, o presidente regional da legenda, senador Ataídes Oliveira, critica a vice-prefeita de Palmas, Cinthia Ribeiro, destituída do comando metropolitano, e avisa: "Se essa senhora quiser sair do partido, que ela vá tranquilamente para outro partido, se ela assim desejar". Também em áudio, mas para o grupo tucano de Palmas, Cinthia respondeu: "Do PSDB eu não saio".

Ataídes disse aos tucanos que não foi informado sobre o processo de criação do diretório metropolitano do partido, encabeçado por Cinthia. Em função disso, destituiu a vice-prefeita do comando metropolitano no dia 11. "A Cinthia não me disse nada. Eu só fiquei sabendo depois por boca de outras pessoas que ela estava montando o diretório", afirmou o senador no áudio. "Assim sendo, eu pedi para suspender para a gente conversar, para montar o diretório direitinho, verificar com a nacional os procedimentos, etc. Nada disso foi feito. Ela só me mandou uma mensagem bem depois."

O presidente do diretório tucano afirmou que Cinthia só teria feito uma ligação para ele. "Que está no meu celular. [Cinthia] Disse que várias vezes tentou me ligar. Não é verdadeiro", ressaltou.

Escolha da vice
Ataídes disse que sempre ajudou Cinthia, desde a morte do senador João Ribeiro, marido dela, em dezembro de 2013. "Eu achei que era o mínimo que eu poderia fazer pelo amigo e também por ela, com uma criança pequena", afirmou.

Ele contou tê-la designado como presidente do PSDB Mulher e também como presidente da comissão provisória metropolitana. Com relação à vaga de vice do prefeito Carlos Amastha (PSDB), Ataídes lembrou ter apresentado ao pessebista, no ano passado, conforme lhe foi solicitado, três nomes. "A Cinthia estava no terceiro lugar e ela sabe disso porque eu disse isso a ela na época. Mas o prefeito Amastha preferiu escolher o nome dela. E eu aceitei, evidentemente", relatou.

No áudio em que respondeu o senador, Cinthia disse que essa declaração de Ataídes é importante. "O senador confirma que eu não fui a escolha do PSDB e nem a escolha dele, fui a escolha do prefeito Amastha para ser a vice. Portanto, ele me deixa muito livre para tantas outras coisas", ponderou. Outro destacado pela vice-prefeita é o fato de o parlamentar ter admitido que a nomeou para a presidência da comissão metropolitana.

Foto: Secom Palmas
Cinthia Ribeiro, sobre áudio de Ataídes: discurso "truculento, machista, desonroso"

Cargos na prefeitura
Ataídes fez um segundo áudio para explicar a indicação de cargos no governo Amastha. "Em 2012, eu fui praticamente um dos únicos que ajudou o prefeito Amastha. No primeiro mandato do Amastha, eu nunca pedi ao prefeito uma tampa de caneta. Ele sabe disso. Nesta agora, voltamos a ajudar, com o partido e com outras ajudas, e eu não pedi nenhum cargo ao prefeito Amastha", contou.

O senador disse que a única indicação que fez neste segundo mandato foi a do secretário de Habitação, Wesley Fraga. "� meu amigo de longa data. Um engenheiro civil extremamente competente, um doutor. Mas acho que pode agregar mais valores ao prefeito Amastha. Por isso é que ele está lá", justificou.

Com relação à cunhada dele, Virgínia de Moura Fragoso, secretária executiva de Desenvolvimento Social, Ataídes explicou que ela é servidora concursada da prefeitura e a iniciativa de nomeá-la foi do próprio Amastha. "Eu não pedi para o prefeito Amastha que a promovesse. Pelo contrário, pelo contrário. Foi o prefeito Amastha que fez por sua livre e espontânea vontade. Eu sou um homem da verdade, eu tenho pavor da mentira, tenho pavor de pessoas mentirosas", ressaltou.

O senador concluiu defendendo que está na política para "contribuir". "Eu não tenho nenhuma vaidade pelo poder. Eu só quero o poder para ajudar as pessoas. Eu não preciso de dinheiro público, eu já tenho o meu dinheiro ganho com meu suor. Todos vocês sabem disso. Só quero contribuir. Não quero fofoca, não quero intriga, não quero briga. Não estou na política para isso. Espero que vocês um dia descubram o porquê que estou na política", afirmou.

Forma truculenta
Em seu áudio, no grupo do PSDB de Palmas, Cinthia avaliou que as justificativas de Ataídes para não constituir o diretório metropolitano "não ficaram claras nem para mim e nem para ninguém". "Aliás, deixou ainda mais claro que fez de forma truculenta, de forma antidemocrática. Mas isso é algo que só a Justiça agora vai definir", disse a vice-prefeita. Ela ingressou com uma ação contra sua destituição esta semana, mas a liminar foi negada pela Justiça.

Cinthia também se mostrou indignada com críticas de ordem pessoal que Ataídes fez a ela nos áudios do grupo do diretório regional. Entre outras coisas, o senador afirmou que a razão pela qual quer se afastar da vice-prefeita "são coisas terríveis". "Que vão contra os meus princípios ético e moral. Eu não posso neste momento delatar, e jamais pretendo eu delatar, mas o tempo vai mostrar isto a vocês, como, infelizmente, mostrou a mim. � só dar o poder, é só dar o poder", insinuou o parlamentar.

Em resposta, a vice-prefeita desafiou Ataídes a "delatar". "Engraçado, né, que quando o homem quer falar, ele fala da moral da mulher. E eu desafio o senador publicamente a delatar todo e qualquer fato sobre a minha vida que ele um dia possa ter participado. Ele realmente desconhece aquilo que eu sou na prática e que dirá em outras tantas vertentes", disse Cinthia, que classificou o discurso do presidente tucano de "truculento, machista, desonroso". "Ali [nos áudios] ele está tentando ser maduro, tentando ser calmo, falando em Deus, mas a gente sabe que, enfim, não é nada disso. Ele está "espumando" de ódio porque ele sabe que esse discurso truculento, machista, desonroso da parte dele, está tendo uma repercussão muito maior do que ele imaginava."

Para vice-prefeita, "a melhor resposta para o senador virá da melhor forma, e construída solidamente".

© 2015 - Tribuna do Interior - Todos os direitos reservados.
Expediente